É verdade que o Brasil não é, nem nunca foi, o país das picapes. Ao menos não como os EUA, por exemplo. Mas aos poucos essa realidade vem mudando. Daí que faça sentido falar sobre as melhores picapes até R$ 100 mil.
Como já falamos sobre o teto de picapes até R$ 60 mil e até R$ 70 mil. E também sobre picapes de cabine simples, de cabine dupla, a diesel e afins. A ideia é justamente fomentar o tema. Abaixo você vê opções para todos os gostos, dentro do recorte de valor. Confira!
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1) Fiat Toro 1.8 Freedom 2019
Em 2019 a famosa Fiat Toro teve uma reformulação ampla nas versões de sua gama. Aqui falamos da Fiat Toro Freedom 1.8 Flex AT6 2019. Porque ela fica um pouco abaixo do recorte de R$ 100 mil. Já a Freedom 2.0, por exemplo, acabaria passando um pouco.
Além disso, o modelo de 2019 cai muito bem, obrigado. Ali a Fiat realmente acertou a mão e agitou o segmento. Fazendo do sucesso da Toro algo próximo da Strada, sua líder na área. Com esse mesmo motor 1.8, há também a versão Endurance. Ele é um propulsor flex, com aspiração natural.
Entrega, de potência, até 135/139 cv (gasolina/etanol). E de torque 18,8 ou 19,3 kgfm, respectivamente. O câmbio automático é de 6 marchas. A tração é de 4×2. Sendo que os equipamentos e itens de série ajudam bastante, embora seja uma linha de base.
Já contam com ar-condicionado digital dual zone, câmera de ré e retrovisores externos elétricos. Sem falar na central multimídia com comando de voz. E no volante de couro já com paddle shifters (câmbio borboleta, para mudança de marcha). Além de duas USB, também tem 6 alto-falantes.
2) Fiat Strada Endurance CD 1.4 2021
Aqui temos a líder que citamos acima, ao menos ela é isso na categoria picape leve. Em 2021 ela mereceu sua segunda geração, com várias melhorias. Mas também com redução da gama, que agora conta apenas com dois tipos de carroceria.
Sendo que a de cabine dupla suporta 844 litros de volume, e leva 650 kg. Trata-se da Fiat Strada Endurance CD 1.4, que hoje custa uns R$ 80 mil. Curiosamente, é mais do que quando saiu, haja vista a crise que tem inflacionado todos os valores de carro.
Lembrando que a Endurance é versão de base, então vem com o antigo motor. É um 1.4 Fire Evo, de seus 88 cv máximos e, de torque, 12,5 kgfm. A direção também cai um pouco, pois é a única da gama que é hidráulica (as demais já são elétricas).
O câmbio é manual de 5 velocidades. Os itens de série garantem, basicamente, só o ar condicionado. Achando uma que tenha seus opcionais, a coisa muda. Aí já tem alarme, vidro elétricos, volante multifuncional, 2 USBs, central multimídia, câmera de ré e afins.
3) Volkswagen Amarok SE 2012
Ao falar em Amarok já imaginamos um carro caro, muito acima da realidade de muitos. De fato, a versão de topo do ano passa dos R$ 300 mil. Contudo, em 2012 a VW trouxe uma versão especial de base, que é a Volkswagen Amarok SE 2.0 4×4 CD 2012.
Hoje ela custa perto dos R$ 90 mil. Além de ser cabine dupla e ter tração 4×4, seu motor é um 2.0 TDI 4 cilindros a diesel. Ele faz até 163 cv de potência e, de torque, 40,8 kgfm. O câmbio é manual mas já tem 6 marchas. A direção também já é hidráulica, gerando certo conforto.
Além disso, de série ela já conta com vidros e retrovisores externos elétricos. Além de freios ABS e Sistema de Controle de Tração e de Assistência à Frenagem, que vêm a calhar. O mesmo vale para o Bloqueio Eletrônico do Diferencial.
4) Chevrolet S10 LT 2.5 Flex 2015
Também não é possível falar de melhores picapes no Brasil sem falar da S10, não é mesmo? Ao falar da versão LT, na verdade, temos duas opções. Uma escolha que pode mudar consideravelmente, a depender do uso de cada um.
Basicamente, temos a Chevrolet S10 LT 2.5 CD MT Flex 4×2, e a 4×4. Ou seja, a tração é que varia, podendo ser apenas traseira, ou então 4×4. Esta segunda é, claro, a mais cara, porém ainda assim não passa dos R$ 95 mil.
O câmbio é sempre manual de 6 marchas e a direção hidráulica. A motorização também é a mesma: um propulsor 2.5 de seus 206/197 cv (álcool/gasolina). E, de potência, 27,3 ou 26,3 kgfm, respectivamente.
Em termos de itens, todas têm de série alarme, freios ABS, airbag de passageiro e motorista. Sem falar em ar-condicionado, distribuição eletrônica de frenagem e piloto automático. E até computador de bordo. O que a de tração 4×4 agrega a mais é o seletor de tração, naturalmente.
5) Ford Ranger XLT 2.5 Flex 2013
Mais um caso em que uma nova geração marca a história da família e mexe com o mercado. Aqui a Ford Ranger queria nada menos que desbancar a Chevrolet S10. Para isso investiu em visual, motorização, equipamentos e diversas versões dentro da gama.
Mas falamos apenas da Ford Ranger 2.5 Flex 4×2 CD XLT, que custa seus R$ 70 mil. Também existe a 3.2 Diesel, mas aí passa facilmente dos R$ 100 mil. No caso do 2.5 Flex temos um Duratec, que fez parte da inovação da marca. É um 4 cilindros com comando de válvulas variável.
Em termos de potência ele entrega até 168/173 cv (gasolina/etanol). E, de torque, 24/24,7 kgfm, respectivamente. O câmbio é sempre manual de 5 marchas. Os itens de série já garantem algum conforto e segurança, como abertura global com controle remoto e airbag duplo.
Além disso, você vê as marcas da boa picape na porta da caçamba, no santantônio e nos estribos laterais. Por fim, piloto automático, ar-condicionado digital de duas zonas e sensor de estacionamento traseiro também fazem parte. assim como o Bluetooth e demais itens.
Lista das melhores picapes até R$ 100 mil
- Fiat Toro 1.8 Freedom 2019
- Fiat Strada Endurance CD 1.4 2021
- VW Amarok SE 2012
- Chevrolet S10 LT 2.5 Flex 2015
- Ford Ranger XLT 2.5 Flex 2013