Os automóveis podem utilizar alguns tipos diferentes de transmissão, sendo ela manual, automática convencional, automatizada de simples embreagem, automática CVT e automatizada de dupla embreagem.
As características do câmbio CVT podem agradar grande parte dos consumidores, mas ao mesmo tempo que pode desagradar uma outra grande fatia de clientes. Veja como essa transmissão funciona e confira seus pontos positivos e negativos.
Como funciona cada transmissão?
Primeiramente veremos de forma resumida como cada tipo de câmbio trabalha, para que seja possível compreender a diferença entre eles.
Manual
O câmbio manual é o mais comum entre os modelos, afinal também é o mais barato disponível atualmente. Em veículos equipados com a transmissão manual, as trocas de marcha devem ser realizadas manualmente pelo motorista ao acionar o pedal de embreagem.
Automatizada De Simples Embreagem
Já os veículos equipados com a caixa automatizada de simples embreagem não exigem a troca manual das marchas, pois há uma central eletrônica que gerencia as trocas e o acionamento da embreagem.
Para tornar a explicação mais fácil, é como se um robô trocasse as marchas e acionasse a embreagem para o motorista em um câmbio manual.
Automática Convencional
As trocas de marchas também são feitas automaticamente, como diz o próprio nome. Porém, esse sistema de transmissão não utiliza uma embreagem, substituindo-a por um conversor de torque.
Esse dispositivo cumpre a mesma função da embreagem, que é desconectar completamente a transmissão do motor, neste caso bombeando fluído hidráulico.
Continuamente Variável (CVT)
A sigla CVT significa em português, “Transmissão Continuamente Variável”. Esse tipo de câmbio não utiliza engrenagens, optando então por um sistema de polias com diâmetro variável que fornece relações infinitas, ou seja, não há uma quantidade específica de marchas.
Automatizada De Dupla Embreagem
Há também a caixa automatizada de duas embreagens que funciona de forma muito parecida com a de simples embreagem, porém com mais tecnologia.
Em resumo, uma embreagem é destinada a engatar as marchas ímpares enquanto a outra é responsável pelas marchas pares.
Como elas são posicionadas em duas árvores de transmissão paralelas, e não em sequência como no automático convencional, o engate das marchas é extremamente rápido e não causa nenhum desconforto, como por exemplo um tranco (ao contrário do automatizado de embreagem única).
Vale lembrar que todas elas (com exceção da manual) são manuseadas da mesma forma pelo motorista.
P – A posição P representa “Parking” e bloqueia as rodas de tração, utilizada ao manter o carro estacionado.
R – Indicando “Reverse”, a posição R do câmbio é engatada para andar em marcha à ré.
N – O N significa “Neutral” e mantém o veículo desengatado, em ponto morto.
D – A mais utilizada é a posição D, que indica “Drive” e deve ser usada para movimentar o veículo para frente.
Algumas transmissões também incluem o modo S que significa “Sport” ou M, que aciona as trocas de marcha manuais.
Transmissão Continuamente Variável
Agora que você entendeu brevemente como funciona cada tipo de transmissão, veja as principais vantagens e desvantagens do câmbio CVT.
Principais Vantagens
Suavidade: Como não há trocas de marcha, o CVT consegue fornecer uma suavidade mais alta ao trafegar com o veículo, ideal para quem prioriza o conforto em um carro.
Economia: Na maioria dos casos a transmissão continuamente variável entrega um consumo de combustível reduzido em relação às outras caixas, como automática e automatizada.
Isso acontece pois as polias são variáveis, o que significa que elas se adaptam para encontrar a melhor posição de acordo com a condução comandada pelo motorista.
Durabilidade: O câmbio automático do tipo CVT costuma ser altamente durável, com vida útil em torno de 300.000km. Se ele for utilizado de forma correta e receber suas devidas manutenções, esse tempo de uso pode ser prolongado.
Principais Desvantagens
Funcionamento Ruidoso: Ao conduzir de forma mais agressiva, a rotação do motor sobe rapidamente, o que causa bastante ruído. O barulho não está direcionado exatamente ao câmbio, mas como a rotação permanece elevada até que o condutor diminua a aceleração, esse ruído contínuo do motor pode incomodar o motorista e os passageiros do veículo, dando a impressão de que o motor está sendo “forçado”.
Aceleração Em Arrancadas: A aceleração do câmbio CVT geralmente é mais lenta em arrancadas, o que pode proporcionar uma grande perda de desempenho.
Manutenção Corretiva: Por mais que não costume apresentar problemas, o CVT exige uma alta disponibilidade financeira se alguma manutenção for necessária para seu funcionamento correto.
Dirigibilidade: Enquanto a ausência de marchas é um ponto positivo visando o conforto, outros consumidores não gostam da transmissão CVT justamente por esse motivo.
Ao conduzir o veículo de forma esportiva, é comum que o motorista goste de selecionar a marcha de sua preferência, mesmo em um câmbio automático. Em diversas transmissões continuamente variáveis (Principalmente nas mais antigas) isso não é possível.
Observações
É importante frisar que cada montadora ou fabricante desenvolve seu câmbio com algumas particularidades, como a calibração específica.
Para solucionar ou reduzir os problemas de dirigibilidade e do funcionamento ruidoso, diversas montadoras estão adotando a simulação virtual de marchas, que como o próprio nome diz, simula as trocas de marchas, com intenção de aliviar a aceleração contínua que causa o alto ruído, e também permitir que o condutor escolha entre reduzir ou aumentar uma marcha.
Também há uma tentativa de solução para a aceleração fraca em arrancadas. A montadora japonesa Toyota, por exemplo, equipa alguns de seus veículos com uma transmissão CVT diferente, que além das velocidades simuladas, conta com engrenagens para a primeira marcha.
Conclusão
Podemos concluir que o câmbio automático do tipo CVT possui mais vantagens do que desvantagens, já que as empresas estão trabalhando cada vez mais para reduzir esses pontos negativos, como no caso da Toyota que já citamos.
Enquanto a transmissão CVT é a mais ideal para a economia de combustível, a automatizada de dupla embreagem costuma ser superior no quesito desempenho, justamente pelas rápidas trocas de marcha. Como o CVT é um bom câmbio, basta o consumidor decidir se gosta ou não de seu funcionamento.