A mobilidade urbana tem se tornado uma pauta cada vez mais discutida. Com o crescimento da população e das cidades, é preciso que haja um crescimento planejado daqui para frente. Aí é que surge a questão asfalto x concreto: afinal, qual o Brasil mais usa e quais as diferenças? Entenda logo abaixo!
Vale lembrar que por aqui também já falamos sobre as Rodovias do Brasil: veja as 5 principais e mais importantes. Sobre a história do asfalto no Brasil e no mundo, que é uma curiosidade de muitos leitores. E até sobre o que significa cada placa de obras de estradas do Brasil, para nossa segurança e agilidade. Não perca!
Asfalto x concreto: vantagens e desvantagens
O material das vias automotivas pode não parecer importante, até que surjam buracos e problemas para os motoristas. Ou até que caia uma simples chuva, trazendo problemas como o da aquaplanagem.
E tornando a condução bem mais perigosa e exigindo de nós uma direção defensiva acima do comum. Até como modo de compensar as deficiências da via. Por isso é tão importante discutir as diferenças entre a via ou pavimento de concreto, e o pavimento asfáltico.
No caso, o Brasil utiliza muito mais o asfalto do que o concreto, especialmente porque o primeiro é bem mais barato. Por outro lado, ele também exige muito mais reparos e manutenção constante, como ficará claro adiante.
No caso do asfalto é que surge o esforço de recapear as vias. Para se ter noção, uma metrópole como São Paulo já recapeou mais de 170 mil metros de asfalto só do começo de 2023 para cá. Os dados são da própria Prefeitura de São Paulo.
Até 2024, terão sido mais de 20 milhões de metros de pavimentos asfálticos recapeados. As vantagens e desvantagens também ocorrem no caso do pavimento de concreto.
No caso dele, temos a questão da resistência maior, só que produção mais complicada, o que encarece o processo como um todo. Veremos esses detalhes abaixo também. O fato é que a engenharia civil tem considerado cada vez mais esses fatores.
Asfalto x concreto: diferenças técnicas e soluções
Para entendermos ainda melhor a questão, é preciso descrever as diferenças entre os dois tipos de vias ou pavimentos. Em termos técnicos, o pavimento asfáltico é o mais flexível, dotado de rugosidade bem menor e estabilidade relativa.
Além de ser eclético quando o assunto é a aplicação, permitindo usos diversos. Também é importante lembrar que o asfalto, por ter uma natureza primordial granulada e modelável, interage de modo diferente com o peso dos veículos.
Acaba que a massa dos automóveis mais pesados é distribuída em suas camadas internas, que são receptíveis, embora não sofram dilatação. No caso do pavimento de concreto temos o cenário oposto em quase todos os sentidos.
Para começar, ele não é flexível, e sim bem mais rígido do que o asfalto. O que pode torná-lo mais durável e exigir menos reparos e manutenções, como vimos antes. Só que isso gera uma certa contradição, que vamos detalhar agora.
O fato é que, por ser mais firme, o pavimento de concreto também interage de modo diferente com os carros mais pesados, como caminhões, ônibus, tratores e afins. É como dizer que ele não tem “camadas internas” como o asfalto, por ser sólido e não granulado.
Então, se os impactos forem maiores, sua durabilidade se volta contra ele mesmo, gerando fissuras, trincas, desgastes e deformações de vários tipos. Além disso, as temperaturas climáticas também impactam de modo mais drástico o concreto.
No caso do frio, ocorre a contração da sua matéria bruta, e no caso do calor a dilatação. Isso é o que exige o uso de juntas de dilatação (foto acima), que tentam evitar a deformação da superfície, tornando-a mais “adaptável”.
Por fim, vale lembrar que atualmente a engenharia civil tende a buscar um meio-termo entre os dois tipos, em vez de cair na briga entre asfalto e concreto. De fato, já existe a pavimentação semirrígida, que une as vantagens dos dois materiais.
Além de ser mais sustentável, por reaproveitar resíduos asfálticos em vias de concreto. Inclusive, hoje um grande fator de decisão é justamente o percentual de sustentabilidade ecológico da solução que será apresentada.