Além da eletrificação, a Audi está priorizando um portfólio de automóveis mais caros e maiores. É a mesma estratégia de outas marcas e isso vai impactar vários modelos, inclusive tirando alguns de linha.
É o caso do A1 e do Q2, que já se sabia que serão descontinuados, mesmo que o segundo tenha tido apenas uma geração. Ao passo que o Audi A3 terá uma sobrevida como carro de entrada, segundo Markus Duesmann, CEO da montadora.
Mas Duesmann não mencionou nenhum detalhe sobre as opções de carroceria, ou mesmo sobre a motorização do sucessor que eventualmente assumir a vaga.
Por que só carros maiores?
As tendências que a Audi anunciou, em termos de declinar do segmento B, são gerais. Tanto que várias especulações apontam que a BMW também está perto de abrir mão de alguns de seus compactos, sobretudo as opções a combustão.
Na mesma linha, também já se sabe que a Mercedes-Benz vai reduzir seus modelos compactos de sete para quatro opções. Agora chamando seus automóveis “mais em conta” de “carros de entrada de luxo”.
Provavelmente, essas três marcas alemãs fazem isso porque, embora os carros maiores vendam menos, a margem de lucro deles é bem maior para o caixa das montadoras.
Especulações e certezas sobre o A3
Antes de falar em nova geração do A3, a Audi está preparando mais produtos da atual, no caso, o A3 Allroad. As variantes com estilo aventureiro são um clássico da marca alemã em diversos modelos da marca, incluindo peruas como a A6 Allroad.
O carro, inclusive, foi flagrado por espiões, cerca de um mês atrás (foto acima) durante fases finais do seu desenvolvimento.
Como os demais Allroad, o A3 terá suspensão elevada e com uma pegada um pouco mais confortável, além de alguns detalhes visuais, como as molduras nas caixas de roda para evitar danos no fora de estrada leve.
Se formos seguir a lógica, a nova geração do A3 também deverá ser vendida exclusivamente com motor elétrico.
Seja como for, em termos oficiais a Audi já declarou que, a partir de 2025, não veremos mais nenhuma opção com motor a combustão em seu portfólio.