Um ícone automotivo de quase três décadas, o Audi TT, despede-se das linhas de produção da Audi, encerrando um capítulo de inovação e estilo. Desde sua estreia no Salão de Frankfurt em 1995, o TT conquistou corações com seu design marcante e desempenho ágil. Agora, após 26 anos e três gerações, o último Tourist Trophy saiu da fábrica em Györ, Hungria, marcando o fim de uma era.
Com mais de 660 mil unidades produzidas entre fevereiro de 1998 e novembro de 2023, o último da geração, um TTS Coupe com motor 2.0 turbo a gasolina e tração integral Quattro, encerra uma história repleta de sucessos. A despedida foi anunciada pela Audi em sua conta oficial no Instagram, mostrando o último TT ao lado do conceito original de 1995 e de um conversível da primeira geração, com seu icônico interior de couro costurado em estilo de beisebol.
Enquanto a terceira geração do TT foi aclamada como um dos carros mais estilosos da plataforma MQB, os aficionados muitas vezes nutriam uma preferência pelo visual do TT original. Antes de sair de cena, o esportivo gerou várias edições finais em diferentes mercados, marcando não apenas o fim do carro, mas também o início do gradual desaparecimento do também aclamado motor de cinco cilindros, ainda presente nos modelos RS3 e RS Q3.
No auge de sua glória, o esportivo foi equipado até mesmo com um motor VR6 de 225 cv. A Audi sugeriu a possibilidade de um retorno do TT como carro elétrico, mantendo a essência em um formato de cupê e conversível.
Enquanto os entusiastas aguardam ansiosamente por possíveis novidades, a despedida do Audi TT marca não apenas o fim de um carro, mas o início de uma expectativa sobre seu possível renascimento em uma nova era, possivelmente elétrica. Seu legado de estilo e desempenho continua a ecoar, enquanto os fãs aguardam para ver se o icônico TT ressurgirá em um novo capítulo da história automotiva.