Já se ouviu falar muito sobre marcas chinesas serem processadas por plágio automotivo, na categoria chamada “técnico-estrutural”. Aqui o caso não é tão grave, pois nenhum projeto de engenharia foi imitado, mas nem por isso a Audi perdoou o caso.
Na semana passada a marca alemã ajuizou sua causa num tribunal de Munique, contra a marca chinesa NIO, uma das principais montadoras de carros elétricos da China.
A briga é porque a marca asiática batizou dois modelos de seu portfólio como ES6 e ES8, nomes que a Audi achou muito semelhantes aos seus famosos S6 e S8. Divulgado pelo jornal alemão Handelsblatt, o processo ainda está no começo.
Na prática, os dois modelos da NIO são SUVs de luxo, além de serem elétricos, como indica o “E” do nome e o padrão da marca. Ao passo que os dois modelos em questão da Audi são sedãs a combustão, na categoria de alto desempenho.
Apesar da entrada no tribunal, os representantes da Audi ainda não se manifestaram a respeito. Também assim, a NIO preferiu seguir na mesma linha e ainda não se posicionou perante a mídia de nenhum dos países envolvidos.
NIO chegando na Alemanha
Vale lembrar que os elétricos da NIO chegaram na Noruega em 2021, e que o plano anunciado pela asiática é fazer o mesmo na Alemanha já no fim de 2022. O que talvez assuste as marcas alemãs.
Hoje, além do ES6 e do ES8, a NIO conta com o SUV EC6, o cupê EP9 e o sedã ET7, todos eles elétricos. Sendo que esse último promete uma versão com bateria de estado sólido, o que pode garantir até 1.000 km de autonomia.
Além disso, essas baterias, ao contrário das que trabalham com estado líquido, têm um potencial bem maior em termos de carregamento e até de segurança.