Ar-condicionado que nada, hoje isso é o mínimo. Os carros de luxo estão saindo de fábrica com bancos que também oferecem climatização exclusiva. Alguns modelos à venda no Brasil têm o sistema, como veremos abaixo.
A tendência não é de todo estranha. Aliás, banco automotivo aquecido também já existia. A grande novidade é, nos dias de maior calor, permitir também a refrigeração. Confira!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Como funciona o banco com ventilação?
Essa tecnologia ou recurso se baseia em ventiladores. Além de uma rede de canaletas que se espalham pelo assento veicular. Com isso, o condutor pode selecionar a potência que deseja, pelo painel ou pelo volante, como se fosse um ar-condicionado.
Aliás, o que o sistema faz é captar o ar exterior e, aquecendo ou esfriando, distribuir pelas canaletas. Assim, o ar tratado é expelido pelas saídas porosas, climatizando o estofamento.
Na prática, isso gera um efeito considerável. Isso porque a diferença de temperatura entre o clima da cabine do carro e os ocupantes pode ser incômoda. Especialmente quando se trata de refrigeração, já que os bancos costumam ser naturalmente quentes.
Com isso, o banco ventilado gera melhor conforto ou percepção térmica. Além disso, a tecnologia traz outras vantagens práticas. Por exemplo, controlar o problema da umidade dos estofados, antes um problema recorrente.
Além de que, funcionando em conjunto com o sistema de ar-condicionado, o banco ventilado gera economia. Afinal, você pode diminuir a potência do ar, que geralmente gastaria mais. Então, você economiza combustível e impacta menos a natureza.
Modelos no Brasil e nos EUA
Como já era de esperar, nos Estados Unidos a gama de veículos com banco ventilado é bem ampla. Por ser um dos países com maior mercado de opções premium. Alguns exemplos são:
- Chrysler 200;
- Ford Mustang;
- Kia Forte, Soul, Optima;
- Hyundai Sonata;
- Dodge Charger;
- Jeep Cherokee;
- entre outros.
Já no Brasil, embora o portfólio seja menor, não é tão pequeno assim. A diferença é que quase sempre a opção só surge em opções de topo de linha. Alguns exemplos são:
- Volkswagen Jetta GLI 350 TSI;
- Honda Accord Touring 2.0 Turbo;
- Lexus NX 300 Luxury 2.0 AT AWD;
- Toyota RAV4 SX Connect Hybrid;
- Ford Edge ST 2.7 V6 Biturbo Ecoboost;
- Toyota SW4 SRX 2.8.
Também podemos citar o Hyundai Creta Prestige 2.0 AT 2021. Ele ficou conhecido por ser o mais em conta assim que saiu. O valor de mercado era abaixo dos R$ 120 mil. Já a RAM 2500 Laramie, também com o banco ventilado, passa dos R$ 420 mil, como é sabido.