Muitos carros conceitos de fato dão origem a modelos de produção, com soluções que conseguem chegar ao projeto final. Outros ficam pelo caminho, pelos mais variados motivos. Seja por custos elevados, seja por inviabilidade técnica.
Alguns estavam prontos para chegarem às ruas e foram cancelados em cima da hora, sob pena de causarem ainda mais prejuízos para suas fabricantes.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Listamos cinco modelos abaixo que estavam na “ponta da lança” e quase chegaram às ruas, mas por algum motivo, foram cancelados.
1 – Porsche C88
Nos anos 1990, a Porsche passava por sérias dificuldades financeiras e procurava por investidores. Encontrou na China uma possibilidade de produzir carros baratos para financiar seus esportivos europeus. Na época, apenas o 911 estava sendo produzido, e com dificuldades para se manter atualizado.
O curioso sedã C88 foi desenvolvido em apenas quatro meses, e apresentado no Salão de Pequim de 1994. No entanto, o esforço foi em vão e o retorno foi abaixo do esperado.
No fim, várias fabricantes chinesas acabaram usando ideias mostradas pela Porsche no C88 de graça, sem pagar o que alemã queria. Apenas uma unidade foi fabricada.
2 – Volkswagen W12
No fim da década de 90, a Volkswagen quis exibir com muita pompa seu novo motor de doze cilindros. O W12 apareceu pela primeira vez no superesportivo de mesmo nome, usado para quebrar vários recordes mundiais. Inicialmente com 5,6 litros, passou a 6,0 litros depois e ainda ganhou uma versão conversível.
A produção do W12 foi amplamente especulada. Principalmente depois que a VW lançou modelos de luxo, como o Phaeton e o primeiro Touareg. O Phaeton, inclusive, usava o W12 em sua versão de topo.
No entanto, os esforços foram direcionados para o renascimento da Bugatti, num projeto ainda mais extravagante. Algo que acabou resultando na criação do Veyron, e seu W16 quadriturbo.
3 – Range Rover SV Coupe
A Land Rover achou que iria conseguir emplacar uma versão “estilosa” de seu modelo mais caro, o Range Rover SV. Com 999 previstas, o modelo cupê tinha entre-eixos mais curto, mas o mesmo luxo e sofisticação das versões longas.
Não deu certo. A versão não vingou e a marca se viu obrigada a cancelar a variante tão extravagante. O modelo chegou a ser mostrado no Salão de Genebra de 2018. Teve até o preço divulgado: 240 mil libras, cerca de R$ 1,5 milhão em conversão direta.
4 – Toyota GT86 conversível
Protótipos do modelo chegaram a ser flagrados em testes dinâmicos, e a apresentação de um conceito no Salão de Genebra de 2013 fizeram parecer certo o lançamento do GT conversível.
No entanto, apenas meses depois do evento, a Toyota voltou atrás e resolveu cancelar todo o projeto e manter o esportivo apenas com a versão fechada, sem dar mais explicações.
5 – Audi R8 e-tron
A Audi produziu cerca de 10 protótipos em 2014, rodou o mundo com eles e a imprensa especializada chegou a dirigir o modelo. O carro usava muita fibra de carbono e acelerava de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. A velocidade máxima chegava a apenas 200 km/h.
O modelo veio bem antes dos primeiros Audi totalmente elétricos, principalmente porque a marca ainda não conseguia fazer a conta fechar.