Mesmo quem não é muito fã de filmes, ou mesmo de super-heróis, costuma ficar encantado com os carros do Batman. No fundo, eles acabaram fazendo história. Por isso, achamos legal trazer essa lista de batmóveis inesquecíveis. Logo abaixo, confira os 5 carros mais marcantes do Batman!
De maneira bastante parecida, por aqui também já falamos sobre os 6 carros mais famosos da história do cinema. Falamos sobre quando a Apple confirmou a produção de um filme inspirado na F1, com o ator Brad Pitt. E até sobre o fato curioso de que o filme Sonic utilizou um caminhão da franquia “Transformers”. Imperdível!
1. Batmóvel de 1989 (com Michael Keaton)
Essa foi a primeira versão cinematográfica mais “sombria” baseada no clássico dos gibis. O filme é de 1989, com direção de Tim Burton, nacionalmente chamado apenas de “Batman, o filme”. Michael Keaton fez o papel principal, do Homem-Morcego, dirigindo esse batmóvel em estilo art-deco.
O carro das filmagens foi montado com o chassi de um Chevrolet Impala. O cockpit ou cabine do veículo era baseado na aeronáutica. O que o filme vende é uma máquina que pode chegar a 530 km/h, graças a um booster. Hoje o carro está no museu automotivo Petersen Automotive (Los Angeles).
2. Batmóvel de 1995 (com Val Kilmer)
Aqui, seis anos depois da produção anterior, saiu o “Batman Eternamente”. Com ele, tivemos a mudança na direção e no protagonismo. Quem comandou a produção foi Joel Schumacher. E o papel do Batman ficou com o ator Val Kilmer.
Assim, veio também um batmóvel novo, feito do absoluto zero. Neste caso, o automóvel foi erguido sobre o chassi de um Chevrolet 350 ZZ3, uma opção de alta potência. As barbatanas e asas ou aerofólios diferenciados dão um charme ao projeto.
3. Batmóvel de 1997 (com George Clooney)
Agora, o Batman da vez foi vivido por George Clooney. A direção do filme ainda é de Joel Schumacher, o mesmo diretor de 1995. Mas a produção se chamou “Batman & Robin” e mudou um pouco a proposta geral.
Assim, o batmóvel também veio renovado. A inspiração foi o Jaguar D-Type, num misto com o Delahaye 165. Há quem diga que a opção seguia mais fielmente os carros do Batman dos quadrinhos, no original. Na vida real, o veículo atingia mais de 220 km/h.
4. Batmóvel de 2005 (com Christian Bale)
Aqui temos uma nova era entre os fãs de Batman. Trata-se da trilogia de Christopher Nolan, vivida nas telas por Christian Bale no papel principal. A obra veio provar que era possível ser mais sombrio do que nos filmes do Tim Burton. E ao mesmo tempo mais realista.
Por isso, o batmóvel tem um visual bem disruptivo. A ideia é mostrar um supercarro que bem poderia ser feito na vida real. Por exemplo, por uma empresa de TI em parceria com o exército. Tanto que a produção dizia que o modelo era um misto de Lamborghini com tanque de guerra.
5. Batmóvel de 2015 (com Ben Affleck)
Essa foi, até agora, a última versão mais elaborada do batmóvel. Isso porque o último filme, de 2022, com Robert Pattinson no papel principal, trouxe um Dodge Charger com poucas modificações. No filme ficou claro que o modelo era dos idos de 1960, e que a modificação foi como a de um clássico muscle car norte-americano.
Assim, o filme de 2015, vivido por Ben Affleck, foi o último em termos de versão tecnológica, com as famosas “parafernálias” do Homem-Morcego. Sua versão ainda era um tanque de guerra, tanto que pesava 3 toneladas na vida real. E tinha 6 metros de comprimento, mais 4 de largura.