Com o crescimento da violência urbana, cresce a busca pelo serviço de blindagem. Daí a dúvida sobre quais os 5 níveis existentes e quais são permitidos no Brasil. Para entender melhor e ficar por dentro do tema, basta seguir adiante!
Por aqui também já falamos a respeito das 5 dúvidas fundamentais sobre blindagem de carros. Ou ainda, sobre como sair de um carro blindado caso ele afunde na água. Por fim, sobre por que blindados usados ficam mais baratos com o tempo.
Blindagem: 3 níveis permitidos no Brasil
A verdade é que, com o crescimento da violência urbana, talvez a blindagem de Nível 1 nem faça mais sentido. Sua proteção se volta contra calibres .22 e .38 mm apenas. Ou seja, dependendo do perfil de usuário e da região, ela realmente pode ficar aquém.
Já a blindagem de Nível 2 é mais forte, porém passa por problemas parecidos, que a inviabilizam comercialmente. Na prática, ela lida com calibres .9 e .357 mm. Contudo, o seu valor costuma ficar muito perto da blindagem de nível acima.
Assim, a de Nível 2 era famosa algumas décadas atrás, quando as Classes C e D não tinham muito poder de compra. Nos últimos 20 anos isso mudou. E o serviço deixou de fazer sentido para a maioria das pessoas que priorizam esse tipo de segurança.
A blindagem de Nível 3, por sua vez, é dividida em duas subcategorias. A primeira é a blindagem de Nível 3A, contra todos os calibres citados acima. E ainda os calibres .12, .44 e .45 mm. Isso quer dizer que ela suporta tiros de qualquer “arma de mão”.
Por isso mesmo, e dada a “facilidade” de acesso crescente a esse segmento, esse tem sido o serviço mais solicitado. Estima-se que cerca de 90% dos carros blindados nos últimos 20 anos contem com a blindagem de Nível 3A. Isso a torna o grande padrão de referência.
Blindagem: 2 níveis proibidos no Brasil
Ainda existem dois níveis, não permitidos no Brasil. O primeiro é o da blindagem de Nível 3 (que é diferente da 3A). Esse nível lida com calibre .7,62 mm, que suporta uma energia cinética de 3406 joules. Na prática, uma potência 3 vezes maior que a do nível anterior.
Basicamente, até tiros de AK-47 essa blindagem suporta. Em todos os 3 níveis anteriores, basta não ter ficha criminal para poder solicitar o serviço em seu veículo. Já aqui a história muda. É preciso fazer a solicitação direto com o Exército Brasileiro, justificando a demanda.
Por fim, o último estágio existente é o da blindagem de Nível 4. Aqui já nem falamos apenas nos calibres anteriores, mas em armas militares e até granadas. Naturalmente, esse nível é proibido no Brasil. Ou melhor, restrito apenas ao Exército e a chefes de Estado.
Seja como for, em termos de serviço de blindagem, com a concorrência crescente o critério hoje é outro. Como vimos, o padrão é a blindagem de Nível 3A. Então, na prática, o que se busca são serviços e materiais de qualidade dentro dessa medida.
Lembrando que nos últimos anos não apenas a situação econômica geral mudou, mas também a tecnológica. Então, mesmo falando em Nível 3A, já existem soluções bem mais leves e mais resistentes, o que dita a busca para quem quer excelência.