A BMW jogou um balde de água fria nos entusiastas que queriam ver uma versão ainda mais esportiva do Z4, o roadster de dois lugares da marca. A marca afirmou que não há planos para criar um Z4 M, como nas gerações anteriores, e a justificativa é até esperada: custos.
Segundo o próprio chefe do projeto, Michael Wimbeck, em entrevista ao portal Car Buzz, os times de marketing realmente chegaram a considerar a criação de um Z4 M, mas o departamento financeiro não aprovou o desenvolvimento do projeto.
Isso porque, ao que tudo indica, muita gente gostaria de “ver” o Z4 M à venda, mas poucos de fato iriam comprá-lo, na visão da BMW. Portanto, o gasto para criar um Z4 ainda mais esportivo não traria o resultado financeiro esperado, haja visto que o roadster já é um carro de nicho.
Aliás, o próprio futuro do modelo é incerto daqui em diante. O segmento vem desaparecendo ano após ano, com a Audi já tendo determinado do fim do TT e a Mercedes-Benz já retirado o SLC de linha. O Z4 só ganhou uma sobrevida por conta da injeção de capital da Toyota, que fez o Supra a partir do projeto do Z4.
No entanto, nem tudo está perdido para os entusiastas do modelo. O Z4 já tem uma versão pra lá de poderosa, a M40i, que usa diversos componentes da suspensão e estrutura da dupla M3 e M4. Além disso, a marca não descarta ainda a possibilidade de uma versão com câmbio manual, aproveitando o conjunto desenvolvido para o Toyota Supra.
Porém, é quase certo de que este será mesmo o último dos Z4.