Em maio a linha M, divisão esportiva da BMW, alcança a marca de 50 anos de existência. Para celebrar, a montadora de origem alemã decidiu criar uma versão limitada para o M4, que recebe o sobrenome “CSL” e consegue ser ainda mais esportiva que o M4 Competition.
A versão CSL (que significa “Competition, Sport, Lightweight” – “Competição, Esportividade e Leveza”) é extremamente focada na esportividade e redução de peso, tanto é que conseguiu chegar aos 1.625kg.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
São cerca de 100 kg a menos por meio de bancos dianteiros e vários elementos de fibra de carbono, remoção dos assentos traseiros, redução do isolamento acústico, adição de rodas especiais (R19 na dianteira e R21 na traseira) e diversos outros fatores.
Os faróis a laser com luz amarela (assim como nos carros de corrida antigos) chamam bastante atenção na dianteira do modelo.
O “BMW Live Cockpit Professional”, que traz uma tela de 12,3” para o painel de instrumentos e outra de 10,25” para a central multimídia, é o mesmo da versão convencional do M4.
Limitada a apenas 1.000 unidades, essa versão possui até mesmo um compartimento na traseira para guardar até dois capacetes.
M4 CSL: 557 cv e 0 a 100 km/h em 3,7
O conjunto mecânico é baseado no mesmo motor do M4 GT3, o 3.0, 6 cilindros em linha, mas que rende potência máxima de 557 cv (40 cv a mais que o M4 Competition) aos 6.250 rpm, com torque de 66,3 kgfm que está disponível entre 2.750 rpm e 5.950 rpm.
A transmissão é automatizada de dupla embreagem com 8 velocidades, chamada de M Steptronic pela BMW porque tem ajustes diferentes da Steptronic convencional.
O sistema de suspensão também foi alterado, com amortecedores adaptáveis eletronicamente (há os modos Comfort, Sport e Sport Plus). E a altura em relação ao solo foi reduzida em 8 mm. Como um bom BMW, a tração é traseira, e não nas quatro rodas.
Com esse conjunto o modelo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 s, com aceleração de 0 a 200 km/h em 10,7 s. A velocidade máxima é limitada eletronicamente nos 307 km/h.
BMW M4 CSL: dono de Nurburgring
A famosa pista de Nurburgring, na Alemanha, é usada para competições e no seu traçado mais longo, apelidado de Inferno Verde, também para marcar recordes pela dificuldade da pista.
O M4 CSL teve o prazer de bater o recorde da marca nesse circuito, se tornando então o carro de produção mais rápido da BMW a passar por ali.
Ele completou o trajeto de 20 km de Nurburgring Nordschleife em apenas 7 minutos, 20 segundos e 207 milésimos.