Já virou até lugar-comum dizer que a indústria automobilística se aproxima cada vez mais dos filmes de ficção científica. Mas dessa vez a notícia surpreende mesmo, pois a BMW apresentou um carro que muda totalmente de cor, de modo instantâneo.
O modelo é um SUV chamado iX Flow, e a função peculiar pode ser acionada com um simples botão. A notícia já vinha causando alvoroço desde o CES (Consumer Electronics Show) de 2021, mas a apresentação só ocorreu mesmo em 2022.
O evento ocorreu em Las Vegas, em janeiro. Em seguida já começaram a surgir dúvidas do tipo: Como o carro da BMW troca de cor? Ou ainda, quanto custa um BMW que muda de cor?
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |
Como o carro da BMW troca de cor?
A solução encontrada pela gigante alemã é das mais inusitadas. Em vez de criar um tipo de coloração capaz de mudar conforme o gosto do motorista, o que eles fizeram foi revisitar completamente a lataria do carro.
Na verdade, ela é toda feita de E-Ink, a mesma tecnologia das telas de leitores ebooks, como o Kindle, o Nook ou o Lev Neo. Portanto, a lataria do carro virou, literalmente, um display de multimídia.
Por enquanto a tecnologia não permite reproduzir qualquer tipo de conteúdo, ou mesmo uma gama diversa de cores. A oscilação vai do branco para o cinza escuro, com base em uma tecnologia chamada eletroforese.
Trata-se de um método de separação de moléculas amparado em um campo elétrico, que trabalha com polos positivos e negativos, de acordo com a carga recebida.
Ou seja, há milhões de microcápsulas, cuja espessura faz lembrar a de um fio de cabelo humano. Elas contêm pigmentos de cor branca com a carga negativa, e pigmentos de cor preta com a carga positiva.
Com o acionamento por parte do motorista, todo esse sistema é ativado e passa a causar a tal mudança de cor que vemos no modelo exclusivo da BMW.
Quais as vantagens do iX Flow?
Afinal, tem algum benefício além da questão estética? Ou do fato de que as novas gerações são doidas por customização e vão adorar a ideia de personalizar a cor do carro conforme dê na telha?
Na verdade, sim, há vantagens bem mais objetivas. Por exemplo, a da economia do uso do ar condicionado veicular, já que as cores de um automóvel impactam diretamente na sua relação com o sol e com o clima do meio ambiente.
No caso, em dias mais quentes a cor branca pode ajudar o veículo a resfriar naturalmente, pois ela repele a luz natural do sol. Em dias frios, a cor preta ajuda a reter o pouco calor que houver no clima natural.
Tudo isso pode auxiliar o automóvel a economizar combustível, seja qual for utilizado pelo carro.
Quanto custa um BMW que muda de cor?
Vale lembrar que o iX Flow é um carro-conceito, portanto ainda não há previsão de comercialização do modelo. Logo, não há preços ou qualquer outra condição comercial definida por parte da BMW.
Tanto o modelo ainda está em teste, que para o CES 2022 em que ele foi apresentado a montadora alemã levou duas unidades. O motivo era o mais óbvio: medo de um dos carros falhar bem na hora da apresentação.
No mesmo evento a BMW apresentou também o iX M60, seu SUV elétrico de alto desempenho. Comparativamente, esse projeto é mais pé no chão, então as vendas dele devem começar, aqui no Brasil, já em junho.