A BMW revelou a terceira geração de seu menor SUV, o X1. O modelo cresceu em todas as dimensões e tem visual mais moderno para se alinhar ao restante da gama da marca.
Além das variantes com motor a gasolina e diesel, a nova geração do modelo terá uma versão totalmente elétrica, a iX1. Ela será oferecida apenas em mercados selecionados pela BMW.
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Seu visual não tem mudanças radicais, mas a evolução é notável. O X1 deixa de lado a grade gigantesca dos SUVs grandes X7 e XM, e adota formas mais quadradas para o duplo rim frontal. O perfil geral lembra bastante os atuais X3 e X5.
O modelo é elegante, com maçanetas embutidas de acionamento elétrico, seguindo a tendência atual, que abandona as antigas alças usadas na década passada.
Segundo a BMW, o aumento nas medidas se refletiu em mais espaço interno para os ocupantes. A melhora deverá ser sentida principalmente para quem viajar atrás. O entre-eixos está 2,3 cm maior que antes e a largura ficou 2 cm maior.
Interior tecnológico
A cabine também foi amplamente renovada para a terceira geração do X1. Agora, todas as versões usam uma tela de 10,25″ à frente do motorista e outra de 10,7″ ao lado para a central multimídia. Elas são unidas por um único vidro, o que dá a impressão de formarem uma mesma tela curva.
O iDrive OS8 elimina boa parte dos botões físicos da cabine e concentra em toques e gestos para comando de diversas funções. Os poucos botões estão no console central flutuante, junto ao câmbio, que virou uma pequena alavanca.
Há vários porta-copos, entradas USB-C, iluminação ambiente, assistente pessoal Alexa integrada e atualizações pela internet.
Por enquanto, todos os X1 serão feitos na Alemanha. Os compradores europeus poderão optar por opções de motores com três e quatro cilindros a gasolina, ou dois quatro cilindros a diesel, em todos os casos, turboalimentados.
Mais à frente, um terceiro motor a gasolina e outro a diesel serão adicionados à gama. Virão também dois híbridos plug-in. O elétrico iX1 tem autonomia de 438 km e motor de 312 cv.
Nos Estados Unidos, a única motorização oferecida por enquanto, será um 2.0 de quatro cilindros, turbo, com 245 cv, com tração integral.
A chegada ao Brasil foi confirmada pela BMW do Brasil, mas sem data divulgada; a marca não confirmou se o novo X1 também será produzido aqui, na fábrica de Araquari (SC).