A BMW apresentou oficialmente a quarta geração do seu modelo compacto, o BMW Série 1, revelando uma série de melhorias e inovações que prometem manter o hatchback competitivo no mercado. Com um design atualizado e novas tecnologias, o menor modelo da marca alemã promete conquistar os entusiastas de carros.
Embora à primeira vista o novo BMW Série 1 pareça um facelift do modelo anterior, a BMW assegura que se trata de um carro completamente novo, identificado pelo código interno F70. Suas dimensões sofreram pequenas alterações: o comprimento aumentou em 42 milímetros, chegando a 4.361 milímetros, enquanto a distância entre eixos é de 2.670 milímetros. A largura permanece em 1.800 milímetros, e a altura cresceu 25 milímetros, totalizando 1.459 milímetros.
A dianteira redesenhada é um dos pontos de destaque, com uma grade mais fina e uma estrutura que remete ao conceito “Neue Klass”. Os novos faróis de LED, inspirados nos modelos X1, M3 e Série 5, contribuem para um visual mais elegante e moderno.
Interior Tecnológico e Sustentável
O interior do novo Série 1 foi totalmente remodelado, destacando-se pela ausência de couro nos acabamentos padrão. Os novos assentos foram projetados para oferecer maior conforto em viagens longas, com opções de materiais reciclados e veganos. O cockpit lembra o atual Série 5, com um display curvo que integra um painel de instrumentos digital de 10,25″ e uma tela de multimídia de 10,7″. O sistema de ar-condicionado agora é controlado digitalmente, reduzindo o número de botões físicos.
O novo sistema operacional BMW 9, com a versão mais recente do iDrive e QuickSelect, permite operação por meio de tela sensível ao toque e comandos de voz.
Desempenho e Motorização
Os motores do novo Série 1 são da última geração do sistema modular do Grupo BMW. O modelo 120, com motor a gasolina 1.5 de três cilindros, e o 120d, com motor a diesel de quatro cilindros, agora contam com tecnologia micro-híbrida de 48 volts. Ambos vêm equipados com uma transmissão Steptronic de 7 marchas e dupla embreagem. A potência do 120 é de 170 cv, enquanto o 120d entrega 163 cv.
O destaque vai para o M135 xDrive, com 300 cv e torque máximo de 40,8 kgfm, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. Este modelo, específico da linha M, apresenta características de performance aprimoradas e um sistema de escapamento que amplifica o som no interior do carro.
Tecnologias de Condução e Assistência
O novo BMW Série 1 oferece uma gama ampliada de sistemas de condução e estacionamento automatizados. Entre os equipamentos de série estão o ar-condicionado automático, sistema de alarme, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e o BMW Live Cockpit Plus com navegação baseada em nuvem BMW Maps.