O CFO da BMW, Walter Mertl, anunciou uma mudança significativa na estratégia de vendas da empresa, destacando que os carros elétricos agora lideram o crescimento nas vendas da marca, ultrapassando as vendas de veículos a combustão. Mertl atribuiu essa mudança ao impacto das regulamentações ambientais iminentes, que estão pressionando os fabricantes a acelerar a produção de veículos elétricos.
A BMW respondeu a esse desafio alcançando uma participação de 15% nas vendas de veículos totalmente elétricos no último ano, com o i4 M50 sendo o destaque como o produto mais vendido da BMW M pelo segundo ano consecutivo. A empresa agora visa atingir uma participação de 33% até 2026, lançando seis novos modelos elétricos sob sua linha Neue Klasse EV, com um SUV elétrico do tamanho do X3 previsto para chegar em 2025.
Apesar do sucesso nas vendas de elétricos, Mertl reconheceu que as margens de lucro para carros a combustão e elétricos só se alinharão após 2026, devido aos custos mais elevados associados às novas tecnologias de bateria. A BMW, no entanto, permanece comprometida em oferecer transmissões manuais, confirmando que os modelos M2, M3 e M4 continuarão a disponibilizar essa opção para a atual geração, representando de 15 a 20% das vendas de M3 e M4 e ainda mais para o M2.
Com a perspectiva de declínio nas vendas de veículos a combustão e o foco renovado na mobilidade elétrica, a BMW está enfrentando os desafios do setor automotivo para se adaptar às mudanças regulatórias e às demandas crescentes por veículos elétricos.