A BMW acaba de lançar oficialmente no mercado brasileiro o aguardado BMW iX1 2024, o mais novo membro da sua linha de veículos elétricos. Disponível exclusivamente na configuração iX1 xDrive30, o SUV compacto elétrico custa R$ 421.950, posicionando-se como o modelo elétrico mais barato da marca no país.
Baseado na nova geração do BMW X1, o iX1 traz consigo um trem de força de tração integral composto por dois motores elétricos de 190 cv cada, um localizado em cada eixo. A combinação desses motores oferece uma potência total de 313 cv e um torque de 50,3 kgfm. A BMW divulgou que o iX1 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos, com uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h.
Com dimensões de 4,50 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,61 metro de altura e uma distância entre-eixos de 2,69 metros, o novo BMW iX1 se posiciona abaixo do BMW iX3 M Sport em tamanho, mas se destaca por ser mais forte que o irmão maior, iX3, que tem 286 cv entregues por um único motor instalado no eixo traseiro.
Internamente, o iX1 elétrico segue o layout já conhecido do X1 a combustão, porém, traz algumas características distintas. Um dos destaques é o conjunto de telas com vidro curvo, composto por uma tela de 10,25 polegadas para o painel principal e outra de 10,7 polegadas para o sistema multimídia e controle do ar condicionado.
O BMW iX1 apresenta dois modos de condução programados: Efficient e Sport. O modo Sport vem acompanhado por um som futurista, que a BMW pretende que os usuários entendam como um comportamento mais vigoroso do SUV. Além disso, atrás do volante, à esquerda, há um seletor com a inscrição “Boost”, que permite obter potência extra por 10 segundos.
A bateria do iX1 está localizada no assoalho e possui uma capacidade de 64,7 kWh (efetiva). De acordo com os padrões de medição do Inmetro, o BMW iX1 xDrive30 2024 é homologado para uma autonomia de 303 km com uma carga completa, com um consumo energético de 0,63 MJ/km. Esses números garantiram ao veículo a classificação “A” em eficiência. Esses valores são bastante próximos aos do seu rival, o Mercedes-Benz EQA 250, que oferece 304 km de alcance, embora seja bem menos potente, com 190 cv.
O carregamento do iX1 pode ser realizado em corrente alternada com potência de até 11 kW. Existe também a opção de carregamento em corrente alternada trifásica, com capacidade de até 22 kW, que permite carregar a bateria de zero a 100% em aproximadamente 6 horas e 30 minutos (opção de série) ou 3 horas e 45 minutos (opção adicional). Já o carregamento em corrente contínua é possível com uma potência de até 130 kW, o que possibilita levar o estado de carga de 10% a 80% em apenas 29 minutos. Nessa condição, uma estação de carregamento rápido pode fornecer cerca de 120 km de alcance adicional em apenas 10 minutos.
Uma das características que diferencia o BMW iX1 xDrive30 de outros modelos movidos a combustível é o acabamento azul, que se tornou um padrão visual para os veículos elétricos da marca. Além disso, as rodas do iX1 são exclusivas da versão elétrica. A porta de carregamento do veículo está posicionada no mesmo local que o bocal de abastecimento dos modelos a combustão.
Lançado exclusivamente na versão iX1 M Sport, equivalente à 20i M Sport em termos de equipamentos, o SUV elétrico está disponível a partir de R$ 421.950. Devido ao seu porte e proposta, o BMW iX1 enfrentará a concorrência de outros SUVs elétricos no mercado brasileiro, como o Volvo XC40 Recharge P8 (R$ 399.950) e o Mercedes-Benz EQA (R$ 480.900).