Parece estar cada vez mais difícil comprar um carro zero quilômetro no Brasil. A recente escalada de preços tornou essa conquista ainda mais distante da maioria dos brasileiros. O País já tem poucos carros custando menos de R$ 100 mil, e quando a faixa desce para R$ 80 mil, apenas 8 modelos oferecem opções abaixo desse valor, como apontou um levantamento feito pelo Karvi Blog!
Desconto de até 35% no IPI é anunciado pelo governo
E mesmo assim, apenas VW Gol, Renault Kwid e Fiat Mobi têm toda sua linha com valores abaixo dos R$ 80 mil. O Gol, aliás, tem apenas uma versão restante em linha e está prestes a deixar o mercado.
O Mobi está sendo vendido em duas versões, Like, de R$ 65.890 e Trekking, de R$ 68.890. Ambas trazem o kit básico com ar-condicionado, vidros e travas elétricas e direção hidráulica. A Trekking adiciona central multimídia, opcional no Mobi Like. Os dois ainda podem ganhar ESP como extra.
Já o Kwid vai de R$ 65.790 a R$ 71.990 das versões Zen e Outsider, respectivamente. O Renault é um pouco melhor equipado, com ESP de série desde o mais barato, bem como luzes diurnas de LED. Há ainda airbags laterais em todas as versões.
O Gol se mantém defasado, com valor inicial de R$ 76.500 possibilidade de adição de alguns opcionais, como rádio ou até uma central multimídia. Esses pacotes, além de raros de achar nas unidades disponíveis nas concessionárias, elevam ainda mais o valor do carro.
Novo C3
Recém-chegado ao mercado brasileiro, o novo Citroën C3 tem as versões com motor 1.0 abaixo da faixa de R$ 80 mil. O motor é o mesmo 1.0 de três cilindros do Argo, que também estará nesta lista. Os C3 Live, Live Pack e Feel custam entre R$ 68.990 e R$ 78.990. As versões com motor 1.6 e câmbio automático ultrapassam os R$ 80 mil.
Na linha do Argo, que já é bem enxuta, apenas os 1.0 e Drive 1.0 custam menos de R$ 80 mil. O Argo mais barato é tabelado a R$ 75.690 e a versão Drive eleva a conta para R$ 79.690. De série, há apenas o essencial, e ambos podem receber ESP como opcional.
O único sedã disponível por esse valor também é da Fiat, com o Cronos. A também nova versão com motor 1.0 tem duas versões custando R$ 74.490 e R$ 78.190 respectivamente.
Na Chevrolet, apenas o Onix LT 1.0 mais básico custa R$ 79.730. O modelo, no entanto, é um dos mais completos aqui listados. Há airbags frontais, laterais e de cortina, ESP, rádio com comandos no volante e câmbio de seis marchas. As demais configurações já superam os R$ 80 mil.
O último modelo dentro da faixa é o Peugeot 208, que recentemente ganhou opção de motor 1.0 da Stellantis, compartilhado com Argo e C3. Nele, também apenas a versão Like, mais simples, custa R$ 79.990. O hatch também é bem equipado, com central multimídia de 10,3″ com Android Auto e CarPlay.
Veja abaixo a tabela completa dos modelos disponíveis por menos de R$ 80 mil
- Fiat Argo 1.0: R$ 75.690
- Fiat Argo Drive 1.0: R$ 79.690
- Fiat Mobi Like: R$ 65.890
- Fiat Mobi Trekking: R$ 68.890
- Fiat Cronos 1.0: R$ 74.490
- Fiat Cronos Drive 1.0: R$ 78.190
- Volkswagen Gol 1.0: R$ 76.500
- Citroën C3 Live 1.0: R$ 68.990
- Citroën C3 Live Pack 1.0: R$ 74.990
- Citroën C3 Feel 1.0: R$ 78.990
- Renault Kwid Zen: R$ 65.790
- Renault Kwid Intense: R$ 68.590
- Renault Kwid Intense Biton: R$ 71.090
- Renault Kwid Outsider: R$ 71.990
- Chevrolet Onix LT 1.0: R$ 79.730
- Peugeot 208 Like 1.0: R$ 79.990