A Bridgestone está investindo pesado na produção sustentável de seus pneus. Além de usar materiais recicláveis, também começou a usar fontes renováveis para a produção de borracha, incluindo fontes naturais.
A marca recentemente revelou que está testando pneus feitos com 75% de materiais reciclados e de fontes renováveis, incluindo borracha natural.
A empresa está plantando o guaiúle, um arbusto natural do México que também pode ser usado para a extração de látex, numa fazenda no Arizona. O látex do guaiúle se junta a óleos de outras plantas, sílica natural e outros produtos naturais que formam 38% do composto da borracha dos novos pneus que a empresa está desenvolvendo.
Outros 37% vêm de itens reciclados, como a própria borracha, ferro e garrafas plásticas. O desenvolvimento está sendo feito na fábrica da empresa na Carolina do Sul, e no centro de tecnologia em Ohio, ambos nos Estados Unidos.
A Bridgestone já conseguiu produzir 200 jogos de pneus feitos com o novo composto, que estão em teste. Depois, a empresa quer chegar aos 90% de materiais sustentáveis no composto. A meta é chegar a um pneu 100% sustentável em 2050.
A Continental também trabalha com um plano semelhante, com os mesmos materiais da Bridgestone. Ela também já utiliza entre 15% e 20% de materiais reciclados nos pneus fabricados atualmente.