Com a correria do dia a dia e o estresse que ela causa, é difícil enfrentar o tráfego das grandes cidades. Por isso decidimos falar sobre o risco de brigas e acidentes nesse contexto. Veja, abaixo, dicas práticas de como evitar a violência no trânsito.
Na mesma linha, também já falamos sobre estresse no trânsito: os males que ele causa. Além de dicas relacionadas, como sobre o kit de emergência obrigatório para seu carro. E até sobre o Rota 2030: 10 novos itens de segurança que serão obrigatórios.
Brigas de trânsito: dicas pessoais valiosas
Segundo dados oficiais do próprio Ministério da Infraestrutura (em parceria com o Denatran), o Brasil tem cerca de 74 milhões de motoristas. Isto é, de pessoas portadoras de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), seja para uso pessoal ou profissional.
Infelizmente, porém, somos o 4º país com trânsito mais violento no mundo. Ficando atrás apenas da China, da Índia e da Nigéria. Nesse contexto, é fundamental falar sobre os principais modos como evitar as famosas e tão perigosas brigas de trânsito.
Num primeiro momento, o grande inimigo é o estresse. Aqui, ainda vale um pouco o antigo ditado: “se um não quer, dois não fazem”. Claro que ele não é absoluto, mas se você não começar nenhuma briga, já reduz pela metade os riscos da violência no trânsito.
Para não dirigir estressado, as dicas vão desde sair mais cedo, até evitar programações que deixem você agitado. Ou seja, prefira músicas ou emissoras com conteúdo mais ameno. Outra dica de ouro é uma variação dessa, e consiste em ser prestativo.
Sim, a gentileza pode fazer toda diferença. Afinal, se você dirige disposto a dar passagem e não buzinar à toa, por exemplo, você se distancia cada vez mais do estresse e da raiva. No limite, ao manter a calma você consegue ir embora caso surja uma irritação.
Ou mesmo chamar a polícia, se você perceber que determinada situação pode fugir ao seu controle. Ou se um acidente tiver ocorrido e você não puder simplesmente “ir embora”. Por fim, além do estresse, evite também o sono. E, evidentemente, nunca dirija bêbado.
Brigas de trânsito: questões mais técnicas
Também é importante frisar que muitas brigas de trânsito poderiam ter sido evitadas de outro modo. Trata-se da direção segura e de evitar situações de risco. Afinal, muitas discussões começam após um acidente, e não só por inconveniência de alguém.
Assim, seguir as leis de trânsito é algo fundamental aqui. Porque se você não cometer erros em relação às placas, sinalizações e regras gerais, também reduzirá riscos. O maior exemplo é o de sempre manter distância segura em relação aos demais carros.
E que tal realmente respeitar a velocidade da via? Ou não passar por cima da preferência de ultrapassagem de alguém? Ou mesmo de um sinal vermelho (incluindo a famosa “acelerada rápida” para furar o amarelo)? Igualmente, saiba usar a frenagem de modo adequado.
Por fim, além das regras de trânsito, lembre-se também da manutenção do seu carro, especialmente as preventivas. É preciso ser prudente e pontual nesse sentido. Se você mantiver tudo em dia, também evitará o risco de acidentes e de eventuais brigas.