O ano de 2023 registrou números robustos no setor automotivo chinês, conforme divulgado pela Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA). Com um saldo positivo em comparação com 2022, as vendas totais atingiram cerca de 21,7 milhões de veículos, representando um crescimento de 5,6%.
O destaque desse desempenho positivo foi impulsionado pelo notável aumento nas vendas de veículos elétricos (EVs) e híbridos plug-in (PHEVs). Essa categoria experimentou um crescimento significativo, saltando de 5,6 milhões em 2022 para 7,7 milhões em 2023, um aumento de 36,5%. Os veículos eletrificados representaram 35,7% do total de vendas no mercado, enquanto os veículos a combustão tradicionais (ICE) diminuíram de 14,8 milhões para 13,9 milhões, uma redução de 6,1%.
No cenário das montadoras, a BYD se destacou ao alcançar um crescimento impressionante de 43,3%, tornando-se a marca mais vendida na China pela primeira vez. Com um total de 2.571.109 veículos comercializados, a BYD conquistou uma participação de mercado de 11,8%. A Volkswagen, líder em anos anteriores, caiu para o segundo lugar, vendendo 2.228.635 veículos e recuando 0,2%, com uma participação total de 10,2%.
A Toyota ocupou a terceira posição, registrando vendas de 1.702.773 unidades, uma queda anual de 3,8%, e uma participação de mercado de 7,84%. Honda e Changan completaram as cinco primeiras posições do ranking com vendas de 1.193.019 e 962.061 veículos, respectivamente.
Analisando exclusivamente as vendas de veículos elétricos, a BYD novamente liderou, vendendo 1.318.835 EVs na China em 2023, com uma participação de mercado de 25,5%. A Tesla ficou em segundo lugar, com vendas de 603.664 unidades e uma participação de 11,7%. As marcas chinesas Aion, Wuling e Nio ocuparam o terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente. O mercado chinês registrou um total de 5,2 milhões de veículos elétricos puros vendidos no ano passado.