A BYD apresenta oficialmente no Brasil o King, seu modelo sedã médio híbrido mais vendido globalmente. O veículo chega ao mercado brasileiro em duas versões: GL e GS, que se diferenciam principalmente pela potência do motor elétrico, capacidade de bateria e opções de recarga. O principal alvo da BYD é competir diretamente com o Toyota Corolla, especialmente nas suas versões híbridas.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!Ambas as versões do BYD King utilizam o sistema DM-i da marca chinesa, já conhecido do SUV Song Plus. O motor 1.5 aspirado de 110 cv e 13,8 kgfm tem como função principal abastecer as baterias para o motor elétrico, embora também contribua para a tração do veículo. Este motor é comum nas duas versões, que se distinguem pelo desempenho dos motores elétricos: 180 cv e 32,2 kgfm na versão GL, e 197 cv e 33,1 kgfm na versão GS. O sedã será oferecido nas cores preto, branco e cinza.
A versão GL do BYD King combina uma potência total de 209 cv, com uma bateria de 8,3 kWh e recarga máxima em corrente alternada (AC) de 3,3 kW. Já a versão GS oferece 235 cv, bateria de 18,3 kWh e recarga máxima em AC de 6,6 kW, além da função V2L, que permite ao carro alimentar dispositivos elétricos externos através de um cabo específico. A BYD divulgou a autonomia do modelo GS pelo Inmetro, que é de 80 km, e pelo ciclo NEDC, que alcança 120 km; já o GL atinge 55 km no ciclo NEDC.
Em termos de dimensões, o BYD King supera o Toyota Corolla em comprimento (4.780 mm), entre-eixos (2.718 mm), largura (1.837 mm) e altura (1.495 mm). Contudo, o porta-malas do King oferece 450 litros de capacidade, 20 litros a menos que o Corolla, uma vez que o estepe foi substituído por um kit de reparo emergencial.
Internamente, o BYD King apresenta um painel de instrumentos digital de 8,8″ e um sistema multimídia com uma tela rotativa de 12,8″, que pode ser posicionada na vertical ou horizontal. O sedã é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, mas a conexão depende de fios. Um ponto negativo nas duas versões é a ausência de sistemas de assistência de condução e segurança, elementos cruciais nessa faixa de preço e importantes para competir com outros sedãs médios.
Inicialmente, a BYD havia anunciado que o desconto de R$ 6 mil seria válido apenas até hoje, mas a montadora prorrogou a promoção até amanhã (19). Com o bônus, o preço da versão GL caiu de R$ 175.800 para R$ 169.800, enquanto a versão topo de linha GS teve seu preço reduzido de R$ 187.800 para R$ 181.800.