A BYD, fabricante chinesa de veículos elétricos e híbridos, marcou o início da construção de sua fábrica em Camaçari, Bahia. O local, antes da Ford, foi revertido para o governo da Bahia após um acordo, tornando-se a primeira fábrica da BYD no Brasil e a segunda fora da China.
No evento, estiveram presentes o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Comunicações, Juscelino Filho, além do CEO Global da BYD, Wang Chuanfu, e a CEO BYD Américas, Stella Li.
O acordo foi concretizado após a Ford e o governo da Bahia assinarem um contrato de reversão, permitindo o uso imediato das instalações em Camaçari pelo estado.
A BYD estabeleceu três unidades em Camaçari: uma para produção de carros elétricos e híbridos, outra para caminhões e ônibus elétricos, e uma terceira para processamento de lítio e ferro-fosfato para baterias, com investimento total de R$ 3 bilhões.
A capacidade inicial da fábrica é de 150.000 veículos por ano, prevendo início de operação entre o final de 2024 e início de 2025. Os primeiros modelos a serem produzidos são o BYD Dolphin, um carro elétrico urbano, e o BYD Song Plus, um SUV híbrido plug-in.
Durante o evento, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues anunciou a isenção de IPVA para carros elétricos emplacados até R$ 300 mil, com alíquota de 2,5% para veículos acima desse valor emplacados no estado. A BYD liderou as vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in em setembro, com o BYD Dolphin se destacando com 1.036 emplacamentos, um recorde no Brasil.