A montadora chinesa BYD parece acelerar cada vez mais nos planos de comprar a fábrica da Ford situada em Camaçari, Bahia.
As negociações em relação à fábrica baiana se dão com Rui Costa (PT), governador do Estado, de acordo com a publicação Autodata.
O papel do governador do PT é fundamental na negociação atual, pois o regime automotivo baiano é regulado pelo Estado, com auxílio de instituições como o Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste).
Em tese, o segmento nem está disponível para entrantes. Além de que o antigo regime de incentivos para o setor automotivo, que fez a Ford ir para lá, já foi encerrado. Por isso que as negociações têm ocorrido de modo bastante discreto.
A negociação deve apontar apenas uma parte do complexo industrial da Ford em Camaçari. O local deixou de operar há pelo menos um ano, mas tudo indica que a BYD começará a produzir seus modelos elétricos em menor escala por enquanto.
Anteriormente, a BYD já havia sido marcada como possível compradora da fábrica da Ford localizada em São Bernardo do Campo (SP), mas as negociações não avançaram.
Caso o negócio se confirme, a fábrica deve focar na montagem (ou produção) do Tan EV e do Han EV. Respectivamente, o SUV e o sedã que ela já introduziu no Brasil, ambos com preço médio de R$ 500 mil.
BYD já tem fábricas no Brasil
Vale lembrar que a BYD já tem uma fábrica em Campinas (São Paulo), só que de ônibus elétricos, área em que também atua. E também já marca presença no Polo Industrial de Manaus, desde 2020, com produção de baterias.
Desde que começou a importar seus automóveis para vendê-los no Brasil, a gigante chinesa já atingiu a posição de quinta maior vendedora de elétricos entre nós.
Hoje a BYD só perde, em preço de mercado, para a Toyota e a Tesla. No Brasil ela já lançou dois modelos, o SUV Tan e o sedã Han.