A BYD está pronta para revelar sua nova fábrica de carros elétricos no Brasil na próxima terça-feira, 4 de julho. A informação foi antecipada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, por meio de uma mensagem no Twitter. A unidade será instalada na antiga fábrica da Ford, localizada em Camaçari, e terá como foco a produção de veículos leves e ônibus movidos a energia elétrica.
Stella Li, presidente mundial da BYD, encontra-se no Brasil e participou do lançamento do novo carro elétrico de entrada da empresa, o Dolphin, que foi divulgado recentemente.
As negociações parecem ter avançado rapidamente em Brasília, após um encontro entre os executivos da BYD, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, o senador Jacques Wagner e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Após essa reunião, Rodrigues “deu um spoiler” ao compartilhar um vídeo em sua conta no Twitter confirmando a instalação da nova fábrica:
“Acabamos de sair da reunião com a BYD, o presidente Lula, o ministro Rui Costa, com a nossa equipe, o secretário Afonso Florence, o secretário Caetano, o senador Jacques Wagner, e a BYD confirmou conosco que na próxima terça-feira estaremos em Salvador anunciando a nova unidade de fabricação de automóveis elétricos no estado da Bahia, em Camaçari”, disse o governador.
“Na ocasião, teremos todos os detalhes. A BYD já apresentará alguns modelos de automóveis, incluindo ônibus e carros pequenos. É realmente uma boa notícia para começarmos o segundo semestre com expectativas e um cronograma detalhado de implantação, o primeiro automóvel, o tipo de automóvel, tudo isso você ficará sabendo já na próxima terça-feira, 4 de julho”, concluiu Rodrigues.
As negociações entre a BYD e o governo da Bahia ganharam força a partir de outubro de 2022, quando a montadora chinesa assinou um protocolo de intenções com o governo baiano para a instalação da fábrica no estado. Naquela época, a BYD manifestou interesse em produzir carros, ônibus e caminhões elétricos na região, afirmando que o acordo seria anunciado até julho.