A BYD, fabricante chinesa de veículos elétricos e híbridos plug-in, está em processo de encerrar a produção de baterias com células do tipo bolsa, utilizadas em seus atuais modelos híbridos, incluindo o popular Song Plus. A Reuters apurou que a montadora expressou preocupações quanto ao risco de vazamento nessas células, levando à decisão de substituir gradualmente essa tecnologia por células prismáticas.
Fontes próximas à situação revelaram que a BYD iniciou, no mês passado, a conversão de linhas de produção em duas de suas fábricas localizadas nas províncias de Shaanxi e Zhejiang. O objetivo é produzir baterias prismáticas em substituição às células do tipo bolsa.
Atualmente, uma linha de produção continua a fabricar células de bolsa para evitar interrupções significativas na produção de seus veículos híbridos, que representaram quase metade das vendas globais no ano passado. A previsão é interromper completamente a produção desse tipo de célula até 2025.
A BYD ainda não se pronunciou oficialmente sobre a questão, mesmo após ser procurada pela Reuters. Apesar de não haver relatos de vazamentos por parte da BYD ou das autoridades chinesas, a montadora demonstra preocupação, alinhando-se a outras gigantes do setor, como Volkswagen e Tesla, que também veem um maior risco de vazamento com baterias do tipo bolsa.
As baterias do tipo bolsa envolvem as células em um pacote fino de metal composto por filmes laminados de alumínio, tornando-as mais leves, mas com uma probabilidade maior de vazamento de eletrólitos, segundo fontes informaram à Reuters. Em casos extremos, esse vazamento pode levar à queima ou explosão da bateria.
Na China, a BYD já realizou um recall de 60.000 unidades do modelo BYD Tang DM-i equipado com baterias do tipo bolsa. O recall mencionava um defeito na bateria que poderia resultar em “fuga térmica”.
A empresa planeja substituir as baterias de bolsa em seus híbridos plug-in por um tipo de bateria prismática conhecida como “Short Blade”. Essa variante é estruturalmente semelhante à bateria Blade utilizada em carros elétricos puros, mas com um comprimento mais curto, conforme indicado por fontes ligadas à BYD.
Com a ausência de um pronunciamento oficial da BYD e de declarações das autoridades regulatórias chinesas sobre o teor dessas informações, permanece incerto se haverá ou não recall dos veículos híbridos equipados com essas células.