O Senado do Estado da Califórnia aprovou uma nova legislação que exigirá a instalação de limitadores de velocidade passivos em todos os veículos vendidos ou fabricados no estado a partir de 2027. A lei estabelece que metade de todos os veículos novos deve estar equipada com essa tecnologia até 2029, com a obrigatoriedade se estendendo a todos os carros novos até 2032. Veículos de emergência, no entanto, estão isentos desta exigência.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!O sistema passivo, conforme definido pela nova lei, alertará o motorista caso ele exceda o limite de velocidade da estrada em 10 milhas por hora (16 km/h), emitindo avisos sonoros e visuais para incentivar a redução da velocidade. A legislação foi aprovada após a pressão das autoridades de segurança viária dos EUA para a implementação de tecnologias de assistente inteligente de velocidade (ISA) em carros novos, que alertam os motoristas sobre excesso de velocidade.
A proposta, conhecida como SB 961, ainda precisa passar por uma votação na Assembleia da Califórnia antes de se tornar lei. Essa votação deve ocorrer até 31 de agosto.
O objetivo principal da lei é reduzir acidentes e fatalidades relacionadas ao excesso de velocidade. Entre 2017 e 2021, um terço das mortes no trânsito na Califórnia foram atribuídas ao excesso de velocidade. “Essas mortes podem ser evitadas”, afirmou Scott Wiener, o patrocinador do projeto de lei, em um comunicado. Ele destacou que as mortes são consequências de escolhas políticas que permitiram que tais tragédias ocorressem.
Os ISAs, disponíveis nas formas passiva e ativa, já foram introduzidos na França na década de 1980. Enquanto os sistemas passivos alertam os motoristas sem impedir que ultrapassem os limites de velocidade, os sistemas ativos limitam fisicamente a velocidade do veículo, tornando mais difícil ou impossível exceder o limite.
A legislação da Califórnia é semelhante a uma regulamentação que entrará em vigor na União Europeia este ano, exigindo que todos os carros vendidos na região possuam limitadores passivos que emitam alertas audíveis e visuais para o motorista. Em um movimento voluntário, a Volvo anunciou em 2020 que limitaria a velocidade máxima de seus novos veículos a 180 km/h.
Com esta nova lei, a Califórnia espera seguir o exemplo europeu e de fabricantes como a Volvo, avançando em direção a estradas mais seguras e uma redução significativa nas mortes causadas pelo excesso de velocidade.