Na última quinta-feira, a Caoa Chery anunciou o fechamento temporário da sua fábrica de Jacareí (SP), pelo menos até 2025.
A produção dos produtos Tiggo 2, Tiggo 3x, Arrizo 6 e Arrizo 6 Pro foi descontinuada para que a planta possa ser preparada para receber a fabricação de carros híbridos e elétricos futuramente.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
A marca estima que o processo de adaptação da planta e retomada da produção levará cerca de 2 anos para sua conclusão.
Com isso, o Tiggo 3x, que não havia completado um ano de mercado brasileiro sai de linha com as melhorias que tinha como o novo visual e o motor 1.0 turboflex com câmbio CVT.
A montadora de origem chinesa que no Brasil é controlada pela Caoa, vem adotando uma estratégia de mercado diferente, mas já padrão por eles.
Ela traz novos modelos ou reestilizações profundas ao mercado sem retirar de linha a geração anterior, mantendo assim duas opções com diferentes valores e equipamentos para o consumidor.
Com isso, ela acabava “abraçando” uma gama maior de consumidores com a manutenção de gerações diferentes de produtos no mercado.
Tiggo 3X
O Tiggo 3X é basicamente uma grande atualização do Tiggo 2, este que foi descontinuado no início do ano em razão das novas normas de emissões do programa Proconve L7.
Com a saída do modelo mais acessível, atualmente o Tiggo 3X atuava como opção mais barata no portfólio brasileiro da CAOA Chery, custando R$ 105.490 na versão Plus 1.0 Turbo CVT e R$ 113.490 na mais cara Pro 1.0 Turbo CVT.
Em abril o crossover compacto teve 544 unidades emplacadas, ficando em quarto lugar no ranking interno de produtos da CAOA.
Contudo, quando consideramos o total de emplacamentos nos primeiros 4 meses de 2022, temos 3.073 exemplares comercializados, o que o coloca como segundo carro mais vendido da marca, perdendo apenas para o também crossover Tiggo 5X.
Eletrificação completa até 2023
O fechamento temporário da fábrica vem ao encontro da proposta da empresa de adentrar ao mercado eletrificação.
Uma nova estratégia está traçada para eletrificar todos os seus modelos até o final de 2023. As plataformas feitas em Anápolis (GO), Tiggo 5x, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8 já são prontas para conjuntos híbridos.
A montadora de origem chinesa ainda comunica que está negociando com os representantes do sindicato dos metalúrgicos de São José Dos Campos e região para “a definição de um pacote de indenização suplementar, além do regular pagamento das verbas rescisórias legais”.
Arrizo 6
O sedan médio também é produzido atualmente na planta da marca em Jacareí, mas ao contrário do Tiggo 3X, não deverá ter suas vendas encerradas em nosso mercado.
O modelo começará a ser importado da China em suas duas versões atuais, a GSX e a Pro (Reestilizada).
Restante da linha
Os outros modelos da CAOA Chery deverão continuar sendo fabricados normalmente no Brasil, pois possuem produção na planta de Anápolis (GO). Essa gama inclui atualmente, os SUVs Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8.
Contudo, a marca ressalta que está preparando alguns lançamentos para o segundo semestre de 2022, ano em que ela pretende terminar com 60 mil carros vendidos no Brasil.
O primeiro deles provavelmente será o Tiggo 8 Pro, com conjunto mecânico híbrido. Inclusive, apenas 1 dia antes de revelar essa triste notícia, a montadora lançou uma versão limitada para o Tiggo 8, como forma de homenagear o fundador da CAOA.
Encontre seu próximo carro seminovo
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |