A Caoa Chery havia anunciado a eletrificação de toda sua gama no País e não demorou para tornar realidade o projeto.
A empresa apresentou toda sua gama atual com eletrificação e também um 100% elétrico, o iCar, que se torna o mais barato do Brasil.
O pequeno carro urbano e elétrico chega às lojas por R$ 139.990, desbancando o Renault Kwid elétrico, que custa R$ 146.990.
Ele vem com motor elétrico que rende 61 cv e 15,3 mkgf e autonomia de 282 km com uma carga completa na bateria.
Em termos de dimensões, ele tem 3,20 m de comprimento e 2,15 de entre-eixos, números que reforçam bem seu viés puramente urbano, além de ter apenas duas portas.
Preços
- iCar EV (100% elétrico) – R$ 139.990
- Arrizo 6 Pro Hybrid Flex – R$ 159.990
- SUV Tiggo 5X Pro Hybrid Flex – R$ 169.990
- Tiggo 7 Pro Hybrid Flex – R$ 199.990
- Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid – R$ 269.990
Arrizo 6 e linha Tiggo são híbridos
Além da chegada do novo carro elétrico, a Caoa Chery também apresentou as versões híbridas do sedã médio Arrizo 6 Pro Hybrid, que vem importado da China por R$ 159.990, e vai competir por tamanho, na mesma categoria do Toyota Corolla sedã.
Tiggo 5x Pro Hybrid e Tiggo 7X Pro Hybrid ficam logo acima em termos de tabela ao custo de R$ 169.990 e R$ 199.990, respectivamente. Todos os valores são de pré-venda, como é de costume da marca oferecer.
Os três modelos vêm equipados com o mesmo trem de força híbrido, composto por um motor 1.5 turboflex que trabalha com um sistema elétrico de 48V, que é forte o suficiente para substituir o alternador, mas menor do que motores elétricos de híbridos convencionais.
Com isso, os três têm 160 cv, contra 150 cv das versões a combustão, e 25,5 mkgf contra 21,4 mkgf. O câmbio continua a ser o automático do tipo CVT que simula nove marchas.
Tiggo 8 Pro Hybrid Plug-in quer espaço do Jeep Compass 4xe
No topo da gama, está o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid, único da nova linha que é um híbrido de carregar por meio de tomada. O modelo chega por 269.990 e também já está à venda.
Para esta versão eletrificada, o SUV de 7 lugares da marca combina o motor 1.5 turbo a gasolina com dois elétricos, entregando 317 cv e 56,6 mkgf de potência e torque combinados.
Só o motor 1.5 a gasolina rende 147 cv e 22,5 mkgf, enquanto os elétricos têm 75 cv e 95 cv e 17,3 mkgf e 16,8 mkgf, respectivamente.
Ele tem um câmbio especial, o DHT, segundo a marca o primeiro dedicado a modelos híbridos, que tem até 11 relações de marchas feitas por dois motores elétricos e três marchas mecânicas.
Vendas
O iCar começa a ser vendido em junho, enquanto o Tiggo 5X Pro Hybrid e Tiggo 7X Pro Hybrid serão lançados em julho. Já o Tiggo 8 Plug-in Hybrid e o Arrizo 6 Pro Hybrid chegam como importados em agosto.
Consumo
A principal função do sistema híbrido-leve, ou sistema elétrico de 48V, é ajudar o motor a combustão em algumas situações. Com isso, reduz o esforço e o uso do propulsor e melhora o consumo de combustível.
Para o Arrizo 6 Pro Hybrid o consumo combinado (cidade/estrada) é de 17,37 km/l com gasolina e 12,26 km/l com etanol.
O Tiggo 5X PRO Hybrid tem consumo combinado de 16,18 km/l com gasolina e 11,57 km/l com etanol.
No Caoa Chery Tiggo 7 PRO Hybrid o consumo combinado (cidade e estrada) é de 15,69 km/l com gasolina e 11,38 km/l com etanol.
O consumo médio do Tiggo 8 PRO híbrido é de 42,7 km/l, o modelo tem capacidade combinada para rodar cerca de 77,6 km de forma 100% elétrica.