A pandemia levou essa questão ao extremo, com fases que chegavam a 8 meses de demora para entregar um veículo novo. Porém, lentidões assim já ocorriam antes. Por isso vamos explicar melhor: por que o carro 0km não sai na hora? Veja até quanto tempo pode demorar, os motivos e como se proteger!
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De modo semelhante, por aqui também já falamos sobre como comprar um carro no cartão de crédito. Sobre como comprar um carro à vista: veja as 5 vantagens principais. E até sobre como financiar um carro: entenda de uma vez por todas as taxas, os juros e tudo o mais. Não perca também essas dicas!
Carro 0km não sai na hora: pandemia e tendência
Como vimos anteriormente, a pandemia elevou esse cenário de atraso na entrega de carros 0km ao limite. Houve casos noticiados em que o cliente ficou até 8 meses esperando. Os motivos iam desde a escassez de componentes até o início da guerra na Ucrânia.
Porém, em 2022 a situação já deveria começar a estabilizar, sendo que ainda houve casos de até 6 meses de espera. Agora para 2023 ainda há filas de espera consideravelmente desgastantes, que podem ficar na casa dos 4 ou 5 meses. O que levanta um debate acalorado e bastante pertinente.
Mais do que um debate, a verdade é que o mercado nacional de veículos sempre enfrentou esse problema. Pouca gente vai se lembrar, mas bem antes dos anos 2020 (antes da pandemia, portanto), isso já gerava problemas e até processos na justiça.
Por isso, o mais importante é que o comprador faça pesquisas antes de escolher a marca e a concessionária em que vai comprar o seu 0km. Na prática, a fama da montadora acaba sendo tão importante quanto o cenário econômico ou político.
Carro 0km não sai na hora: como se defender
Como referido antes, é fundamental pesquisar o histórico da montadora antes de comprar o seu carro 0km. Na letra da lei, nenhuma delas é obrigada a ter o veículo em estoque. Mas isso também não quer dizer que elas não tenham alguns deveres quanto a prazos e prestação de contas.
Para começar, é papel da própria concessionária informar um prazo exato de entrega pelo veículo comprado. Um modo de se defender quanto a isso, enquanto comprador, é exigindo que a informação entre no contrato. E até mesmo na própria nota fiscal de venda. Inclusive, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê isso.
Esse direito está no seu art. 39, XII, pois vender sem informar data de entrega é um ato comercial abusivo. Se for o caso, tente negociar uma multa de atraso, e isso ajudará a medir a seriedade da promessa por parte da concessionária. Caso a data não seja cumprida, você também estará coberto.
Será possível exigir um carro equivalente, e se ele estiver em estoque você não esperará nada. Ou cobrar o dinheiro de volta. Lembre-se que exigir reembolso com correção monetária também é um direito seu. Além disso, também é possível pleitear uma indenização por conta do transtorno sofrido.
Sendo mais específico, você pode começar pelo Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor). Caso ele não resolva, é possível ir a um Juizado Especial Cível, e iniciar uma ação judicial. Se o veículo tiver valor inferior a 20 salários mínimos, nem é preciso constituir advogado.