O carro mais barato da Toyota no Brasil é o Yaris XL Live Hatch, que custa seus R$ 92 mil. Ao passo que o sedã da mesma gama já custa mais de R$ 96 mil. E a versão de topo, nessa mesma carroceria, mais de R$ 116 mil.
Opção global da marca japonesa, o Toyota Yaris XL Live Hatch 2023 é uma opção bem conhecida no Brasil. Tanto que outras gamas já chegaram a vender mais de 90 mil unidades (e mais de 100 nos EUA). Por aqui também já falamos do Renault mais barato, do Chevrolet, do Jeep e outros.
Toyota Yaris XL Live: motor e consumo
Uma vantagem aqui é que a gama toda recebeu um propulsor novo e melhor. Trata-se do 1.5 Flexfuel Dual VVT-i DOHC, que substitui o antigo 1.3 litro. O atual trabalha com 16 válvulas e entrega até 105/110 cv de potência (gasolina/etanol). E de torque até 14,3/14,9 kgfm, respectivamente.
O câmbio do Toyota Yaris XL Live Hatch 2023 é sempre o Multidrive CVT, que simula 7 marchas. O conjunto chega a 100 km/h em 11,8 segundos, fazendo até 173 km/h. Na cidade ele rende 8,8 km/l (etanol) e 12,6 km/l (gasolina). Já na estrada fala-se em 10 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina).
Toyota Yaris XL Live: equipamentos
Os itens e equipamentos ficam um pouco acima da média. Já que falamos de um carro de entrada que custa mais de R$ 90 mil. Por outro lado, é evidente que fica abaixo das outras duas versões da gama. Que elas são o XS (R$ 101 mil) e o XLS (R$ 112 mil).
Com o Toyota Yaris XL Live Hatch 2023 você leva espelhos retrovisores de fora elétricos. Já o ar-condicionado é manual. O pacote airbag é completo, com 7 funções: frontais e laterais, de cortina e de joelho. O computador de bordo tem 12 funções ao todo. USB tem até para passageiros.
Outros mimos incluem direção eletroassistida progressiva (EPS) e controle eletrônico de estabilidade veicular (VSC). Sem falar no controle eletrônico de tração (TRC) e na assistência ao arranque em subida (HAC). E na conexão para tablets e smartphones, que é por espelhamento SDL.