Você lembra quando no passado muitas pessoas diziam “Em 2020 teremos carros voadores”? Pois é, 2020 já passou e então fica a pergunta: Cadê os carros voadores?
Visto como o futuro por muitos, o carro voador realmente existe, mas não da forma como nós imaginávamos. A expectativa era ver um carro de produção relativamente comum simplesmente saindo do chão e voando a hora que quisesse, porém, a realidade é outra, bem distante dessa.
Klein Vision AirCar
Em junho deste ano um protótipo de carro voador realizou um voo com duração de 35min na Eslováquia, teste que foi realizado entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava.
O primeiro protótipo da empresa Klein Vision, chamado de “AirCar”, utiliza um motor BMW alimentado com gasolina comum que rende 162cv, potência que pode chegar aos 304cv no protótipo de número 2.
Apesar desse primeiro teste entre duas cidades, o modelo já realizou 142 voos bem sucedidos, totalizando 40 horas de voo e atingindo a altura de 2.500m, com velocidade máxima de cruzeiro em 190km/h.
Segundo seu criador Stefan Klein, o protótipo pesa 800kg e pode carregar até 200kg, podendo se transformar de aeronave para carro em 2 minutos e 15 segundos.
O grande problema é que ele precisa de uma pista para levantar voo, o que não condiz muito bem com a proposta de um carro voador.
PAL-V Liberty
Antes do AirCar, a empresa holandesa PAL-V conquistou o primeiro carro voador a ser comercializado, com preço na casa de US$600.000, o equivalente à mais de 3,1 milhões de reais.
Após cumprir em torno de 1.500 requisitos, o Liberty finalmente recebeu homologação para ser vendido, onde a fabricante estima comercializar 90 unidades nos próximos anos.
Com transformação em 3min, além de tudo o modelo ainda promete flutuar na água, mas por pouco tempo devido ao seu peso.
Em trajetos terrestres, o Liberty usa um motor de aproximadamente 101cv para chegar até os 160 km/h, com autonomia de 1.315km e 0 a 100 km/h feito em 9s. Para voar ele tem um motor de 202cv que garante alcance de 500 km com até 3.500m de altitude e velocidade máxima de 180 km/h.
Apesar de não detalhado pela empresa, provavelmente o modelo depende de uma pista para decolar e pousar.
Como podemos ver, o carro voador que imaginávamos ainda está em uma realidade meio distante, já que além de um processo de desenvolvimento muito complicado, é preciso homologar o veículo para que ele possa voar e transitar por estradas terrestres.