Que o brasileiro é apaixonado por antigomobilismo não é novidade. O que assusta alguns são os carros antigos com preços altos. De fato, alguns deles chegam a custar mais do que modelos que eventualmente ainda são fabricados.
É o caso do Puma, por exemplo, quando comparamos o Puma GT (1967) com o GT Luminari (2017). Entre os Fuscas mais antigos e o New Beetle também podem haver surpresas. Para conhecer os 5 casos mais emblemáticos, siga adiante!
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1) Chevrolet Opala
Não há brasileiro que nunca tenha ouvido falar no Opala, fabricado entre 1968 e 1992. Ele foi inspirado no modelo alemão Opel Rekord e no americano Impala. Esse Chevrolet já serviu também como carro de viatura em alguns estados brasileiros.
Hoje é um artigo que oscila entre o luxo e o antigomobilismo. As versões que saíram e ainda encontramos são o Opala Standard, o Luxo, o Gran Luxo e o Opala SS. Sem falar nas versões Opala Caravan, Comodoro e Diplomata.
As carrocerias ficam entre o sedã, de 4 portas, e de 2 portas o cupê ou o station wagon. A motorização pode ir desde um 2.5 de 85 cv até um 4.1, de seus 125 cv. Aí é que os preços começam a impressionar.
De fato, um Opala 4.1 Comodoro de 1979, pode chegar aos R$ 90 mil. Isso com motor que marca mais de 50 mil km rodados. E um Opala 4.1 Diplomata de 1991, com mais de 70 mil rodados, nada menos que R$ 140 mil.
2) Volkswagen Fusca pré 1970
O Fusca não é apenas um dos carros mais conhecidos do Brasil, mas sim do mundo todo. Já até falamos por aqui sobre o aniversário do Fusca, com sua trajetória. E sobre os nomes do Fusca pelo mundo, considerando 12 países.
Na prática, ele foi fabricado de 1938 até 2003 (no México, por exemplo). E depois viriam os New Beetles, de 2007 a 2010 (no Brasil). Mas aqui vamos falar dos modelos de 1970 para baixo. Eles podem ter motores 1.2, 1.3, 1.5 ou 1.6.
E as versões são muitas, de um Export (1.0), passando por um Luxo e um Gran-Luxo (ambos 1.3). Até o Sport (1.6). Já os preços, enfim, vão do caro ou surpreendente até o astronômico e surreal.
É o caso do famoso Fusca de Águas de Lindoia (de 1952), que foi vendido por quase R$ 500 mil. Até surgir um de 1950, cujo dono morreu em um incêndio. Isso fez o carro parar na grande mídia, mostrando-se ser 100% original. O que o cotou acima de R$ 1 milhão.
Mas também há os modelos convencionais, para nós “mortais”, com o recorte cronológico que fizemos aqui. Assim, podemos falar de um Fusca dos idos de 1950, 60 ou 70, com seus 10 mil km rodados. Em termos de preço, ele pode ir de R$ 50 mil a R$ 100 mil.
3) Volkswagen Kombi “Corujinha”
Conhecida no Brasil como Corujinha, estamos falando da 1ª geração da Volkswagen Bus. A referência alemã dela é “Typ 2”, simplesmente porque o Fusca era o “Typ 1”. Como a marca já estava consolidada no Brasil, as Corujinhas chegaram aqui no mesmo ano.
Ou seja, em 1950, que é a data de lançamento do carro. Primeiro as versões eram 1.1, com 25 cv apenas. Em 1954 já havia versões 1.2 de 36 cv, e em 1960 1.5, com 52 cv. Os modelos podiam ser furgão, furgão com teto alto e passageiros (Microbus).
Sem falar em Kombi tipo carga ou tipo passageiro. Bem como em Corujinha tipo picape, de cabine simples, dupla ou sem caçamba. E outras versões mais diferenciadas, como a de luxo Samba Bus. Ou a Westfalia com dormitório para acampar.
Hoje um dos mais famosos é o modelo da 1.5 Luxo 8V, ano 1974. Incrivelmente, ela pode ir dos R$ 50 aos R$ 250 mil. A maioria já tem centenas de milhares de quilômetros rodados, o que muda são as várias aplicações. Como adaptações para acampar, picapes e afins.
4) Volkswagen SP2
E quem aí se lembra que há muitas décadas a Volkswagen já sabia oferecer esportivos no mercado nacional? É o caso do VW SP2, produzido apenas de 1972 a 1976. E numa época em que o mercado estava fechado e contava com poucas opções de esportivos.
Podemos falar em um VW SP1 com seu boxer do Fusca de 1.6 litro e apenas 54 cv. E um VW SP2 com um 1.7 de não muito maiores 65 cv. Mesmo que o carro não tenha agradado a todos (alguns diziam que SP era sigla de Sem Potência, e não de Special Project ou Sport Project), hoje ele é um artigo de luxo.
Aliás, quanto mais antigo, periga sair mais caro. Um Volkswagen SP2 1.7 8V de 1975, de 35 mil km rodados, pode custar R$ 130 mil. E o mesmo modelo, de 1973 (com mais de 65 mil km rodados), nada menos que R$ 160 mil.
5) Puma GT
Essa história começa lá em 1967, com o Puma GT, fabricado nacionalmente mesmo. A marca contou com 4 sócios nacionais, e mudou de nome algumas vezes. Tantas foram as mudanças, que recentemente as produções voltaram.
Agora com o Puma GT Luminari, produzido artesanalmente desde 2017. Naturalmente, por ser um esportivo de luxo, cujo design já denuncia isso, os valores ficam em R$ 150 mil. O que impressiona, no entanto, são os antigos.
Por exemplo, um Puma GT (DKW), de 1967, o primeiro de todos, ultrapassa o mais recente. Sim, ele pode custar até R$ 185, ou mesmo R$ 200 mil.
Lista de carros antigos com preços altos
- Chevrolet Opala
- Volkswagen Fusca pré 1970
- Volkswagen Kombi “corujinha”
- Volkswagen SP2
- Puma GT