Sabemos que os veículos autônomos têm ganhado espaço no trânsito cada vez mais. No Reino Unido, o governo anunciou algumas mudanças no Código de Trânsito para se adequarem à nova realidade.
Essas alterações possuem o intuito de delimitar as obrigações do motorista desses veículos. Afinal, querem garantir que caso seja necessário o condutor consiga assumir o controle do automóvel.
Além disso, outro ponto que foi evidenciado é que durante o funcionamento do piloto automático os celulares permanecem proibidos.
Essa decisão procura garantir a segurança dos usuários, sendo eles os condutores e os pedestres.
No Reino Unido, havia muita insegurança sobre a segurança do autônomo. Inclusive por este motivo os limites de velocidade eram baixos para eles. No entanto, como ocorreu um crescimento nos carros autônomos, optaram por modificações gerais na lei que assegura o que tanto esperam.
Segundo a ministra Trudy Harrison, essas mudanças refletirão de forma sólida e segura para os condutores no cotidiano. O diretor da Fundação RAC, Steve Gooding, também é a favor dessas mudanças. E não apenas isso, como também apoia os carros autônomos, devido a quantidade de benefícios que eles trazem consigo.
Os ministros do Reino Unido, afirmam que essa nova legislação será importante pois trará segurança ao povo e terá pontos benéficos ao Reino Unido, que se manterá como líder global na implantação de veículos autônomos.
A mudança trará de fato mais segurança?
Alguns especialistas tem questionado se apenas a mudança da legislação será suficiente para garantir a segurança do país. De acordo com Balázs Csuvár os veículos não estão sendo testados para acidentes raros. Garante também que a população não confia integralmente, sendo apenas 37% da comunidade em geral que confia, um quarto deles estão indecisos sobre a pauta.
Por fim, mencionou que a pressa em adquirirem veículos sem a uma verificação de segurança pode prejudicar a concessão de licenças e gerar políticas restritivas.