Como de costume, o Inmetro já publicou o levantamento do PBVE (Programa de Etiquetagem Veicular) de até agora. Foram mais de 30 marcas e 743 modelos analisados. Então, segue a lista de carros careiros: veja os 5 mais beberrões de 2022. Confira!
Indo na mesma linha, por aqui já falamos sobre gasolina cara: 5 mitos e verdades sobre como economizar. Sobre 5 coisas que elevam o consumo do carro. E até um artigo para que você entenda os tipos de combustíveis e qual é o melhor no seu caso.
1. Lamborghini Urus
Eis uma lista que ninguém gostaria de liderar, não é mesmo? Claro que estamos falando de um modelo com potência acima de qualquer suspeita. Mas isso tem seu preço, claro.
No caso, sob o capô da Lamborghini Urus você encontra um V8 4.0 litros biturbo. Já na contagem do PBVE: o modelo consome 4,9 km/l na cidade e, na estrada, 7,3 km/l. Troféu de beberrona pra ela!
2. Porsche Cayenne Turbo GT
Novamente, potência e design acima de suspeitas. O Porsche Cayenne Turbo GT é, evidentemente, um super luxuoso inesquecível. Na frente ele carrega um turbodiesel de 204 cv e, de torque, 50,9 mkgf.
E na conta do posto de combustível o dono “carrega” isto aqui: cerca de 5,7 km/l de consumo na cidade. E nas estradas cerca de 7,4 km/l.
3. Toyota SW4
Aqui não temos uma Lamborghini ou um Porsche, mas ainda são 204 cv de potência. E, de torque, 50,9 mkgf. Tudo gerado por um propulsor de 2.8 litros turbodiesel.
Ou seja, outro beberrão. Segundo dados do PBVE, o Toyota SW4 chega a gastar 9,8 km/l na cidade. E nas estradas fica na casa dos 11,2 km/l.
4. Kia Carnival
Aqui estamos falando de uma opção rara no mercado nacional. Inclusive, já falamos por aqui sobre os 8 carros de 8 lugares: as maiores máquinas da categoria. E a Kia Carnival é a primeira da lista.
Para tanto, sob o capô existe um motor V6 de 3.5 litros. Ele é capaz de entregar invejáveis 272 cv e, de torque, 33,85 kgfm. Quando sai a brincadeira? Segundo o PBVE, o veículo faz cerca de 7km/l na cidade, e 9,7 km/l na estrada.
5. Jeep Gladiator
Por fim, quem gosta da categoria sabe que o Jeep Gladiator chegou ao Brasil arrasando. Sua tecnologia off-road não deixa espaços para queixas.
Só que estamos falando de um 4×4 que, ainda por cima, pesa seus 2,5 mil quilos. Na prática, o PBVE confirmou gastos de cerca de 6,5 km/l na cidade. E nas estradas 7,4 km/l.