A Chevrolet é uma das montadoras mais vendidas do Brasil, embora tenha enfrentado uma grande crise de produção em 2021. Todos nós sabemos que o seu modelo mais vendido é o hatchback Onix, mas vamos conferir também como se saem os outros produtos no ranking de vendas!
Emplacamentos entre janeiro e outubro de 2021 (Fenabrave)*
Modelo | Posição No Ranking Geral | Emplacamentos Totais |
Onix | 8º Lugar | 52.771 |
Onix Plus | 13º Lugar | 38.081 |
Tracker | 14º Lugar | 36.748 |
S10 | 20º Lugar | 29.726 |
Spin | 48º Lugar | 10.712 |
Cruze Sedan | 60º Lugar | 4.795 |
Trailblazer | Não informado. | 2.859 |
Cruze Sport6 | Não informado. | 1.580 |
Bolt EV | Não informado. | 132 |
*Estes são todos os carros da Chevrolet que aparecem no ranking divulgado pela Fenabrave, mas infelizmente carros como Equinox, Joy, Joy Plus e Camaro não estão presentes entre as informações.
O mercado automotivo registrou entre janeiro e outubro de 2021, 1.619.905 unidades emplacadas de carros e comerciais leves, mas vale lembrar que a Fenabrave considera até mesmo as picapes como comerciais leves.
Neste período, as vendas representam alta de 7,72% em relação a 2020.
Considerando os automóveis e os comerciais leves, no ranking de montadoras encontramos a Fiat no topo com 364.887 unidades comercializadas, detendo 22,53% de todo o mercado.
A Chevrolet fica em 3º lugar, com total de 180.010 unidades e participação de 11,11%.
Escassez de veículos
Em 2021 muitas montadoras sofreram com a crise dos semicondutores, elementos muito utilizados na composição de um veículo. Por conta disso, diversas marcas precisaram paralisar as suas produções por falta destes componentes.
Uma das principais entre elas é a Chevrolet, que possui muita tecnologia embarcada até mesmo em seus modelos mais baratos como Onix e Onix Plus, o que exige mais quantidade de semicondutores para a sua fabricação.
Com isso a Fiat foi a marca que conseguiu trabalhar melhor perante à crise, roubando então a liderança da Chevrolet. Isso acontece pois em um cenário escasso para as unidades 0km de automóveis, possui vantagem aquela montadora que consegue ter mais carros para venda.
Embora essa crise ainda não tenha terminado, a situação está um pouco melhor e a Chevrolet vem se recuperando aos poucos.
Modelos mais vendidos da montadora americana
Vamos conferir então mais detalhes sobre cada carro da Chevrolet que se posiciona entre os mais vendidos!
Chevrolet Onix
Um dos modelos de maior sucesso no mercado brasileiro, o Onix chegou a sua segunda geração sete anos após a estreia no mercado.
Durante todo esse período, o hatch se posicionou em boa parte do tempo, como o carro mais vendido do Brasil! Com a nova geração o Onix ganhou uma grande evolução, ficando muito mais moderno e tecnológico. E graças a uma ampla gama de versões, ele consegue atender diversos clientes de perfis diferentes.
Um dos destaques atuais é a segurança embarcada. Desde a versão de entrada ele é equipado de série com 6 airbags, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas. Além disso a estrutura da nova carroceria permitiu que o modelo obtivesse boa pontuação nos testes de impacto do Latin NCAP, melhorando os resultados péssimos da geração anterior.
Outro destaque é que agora oferece motor turbo de três cilindros em grande parte da gama, o que melhorou muito o seu desempenho e economia de combustível. Em relação à conectividade é o único da categoria a oferecer central multimídia com sistema de internet 4G e wi-fi embarcados no veículo.
Na configuração mais cara oferece ainda recursos tecnológicos diferenciados como alerta de ponto cego, sistema de estacionamento automático (Conhecido como Park Assist) e carregador de celular por indução.
Chevrolet Onix Plus
A família Onix é um grande sucesso no mercado brasileiro, e o Onix Plus faz parte dela.
Ele é a versão sedan do Onix, por isso recebe o Plus como sobrenome. Assim como aconteceu com o modelo hatch, o sedan foi completamente renovado para substituir o antigo Prisma (que era a versão sedan do Onix antigo).
Mesmo com toda a crise que já explicamos, O Onix Plus é atualmente o modelo mais vendido na categoria de sedans compactos, graças as mesmas qualidades que existem no hatch. O foco do sedan é atingir o cliente que precisa de mais espaço para a família, principalmente por conta do porta-malas maior, com 469L contra 275L da versão hatch.
O espaço no banco traseiro também é ligeiramente melhor por conta da distância entre-eixos ser maior (2,60m no sedan e 2,55m no hatch).
Em relação aos equipamentos ele segue a mesma receita do irmão, oferecendo seis airbags e controle eletrônico de estabilidade de série. Também existem versões equipadas com o motor 1.0 aspirado ou com o 1.0 turbo de até 116cv de potência.
Chevrolet Tracker
O modelo é a atual aposta da marca norte-americana para o segmento de SUVs compactos e também o modelo mais barato da empresa na sua linha de SUV/Crossover.
O novo Chevrolet Tracker é um produto que só manteve o nome da geração anterior, pois o modelo atualizado utiliza a mesma plataforma do Onix, permitindo a adoção de diversas tecnologias novas. Atualmente o novo Tracker é vendido em cinco versões, com motor 1.0 ou 1.2 com motor turbo, podendo variar entre câmbio manual ou automático.
Em sua categoria o modelo oferece um bom espaço de porta-malas e espaço interno, aliados ao desempenho e economia convincente dos motores turbo. Também tem itens de segurança diferenciados como o alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência. Na conectividade oferece 4G e Wi-Fi embarcados.
Ele passou a liderar as vendas em seu segmento no primeiro mês completo de vendas, acompanhado de um bom desempenho em 2020, quando terminou em quarto lugar. Em 2021, por conta dos motivos já explicados anteriormente ele acabou perdendo muitas vendas, ficando em quarta posição no segmento de SUVs compactos, atrás de Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Jeep Renegade (Líder).
Chevrolet S10
A montadora americana lançou a nova S10 que também conquista um lugar entre os produtos mais vendidos de seu segmento, geralmente em segunda posição. Na última atualização recebeu retoques no visual e melhorias mecânicas nas versões diesel, com uma recalibração do motor acompanhado de um novo turbo, e reforço na estrutura.
O modelo ainda recebeu mais equipamentos, como seis airbags em todas versões e sistema de frenagem autônoma de emergência. A nova S10 também é a única picape média do segmento a ter 4G e Wi-Fi nativo.
A picape média atualmente concorre sozinha no nicho de picapes médias com motorização flex, já que a principal concorrente Toyota Hilux recentemente deixou de ofertar esse tipo de versão.
Além das opções com motor diesel, a S10 flex também pode receber tração 4×4.
Chevrolet Spin
A Chevrolet Spin é um carro que nos dias atuais, praticamente não conta com concorrentes, já que sua única rival, a Fiat Doblò, está extremamente defasada e atinge um número de vendas muito inexpressivo.
Caracterizado como um monovolume/minivan, é um modelo ideal para quem precisa de espaço interno, ofertando versões com 5 ou 7 lugares.
Na configuração de 5 passageiros o modelo tem um porta-malas com a incrível capacidade de 710 litros. Agora, se é necessário transportar sete pessoas, a Spin é a opção mais acessível do mercado com essa configuração.
O modelo ficou mais seguro pois agora oferece em todas as versões (LS, LT, Premier e Activ), controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas, tendo como principal foco atender uma proposta muito familiar.
Veja todas as ofertas disponíveis de modelos Chevrolet 0km e também seminovos com 1 ano de garantia na Karvi.