Separamos uma lista para os amantes de carros com alguns veículos que possuem nomes que homenageiam alguns locais do Brasil. Cada um com uma característica marcante de um local especial do Brasil.
Carros que fazem homenagem a paisagens do Brasil
1- Kia Rio
Esse modelo possui esse nome mundialmente. O lançamento ocorreu em janeiro de 2020, porém, mundialmente possui data de 1999. Deste período que consta mundialmente até hoje, já passou por inúmeras modificações e quatro gerações.
O nome do modelo é uma homenagem ao Rio de Janeiro, o qual é famoso por suas praias, montanhas e lagos.
2 – Volkswagen Brasilia
Esse veículo foi produzido entre 1973 e 1982, muito famoso durante os primeiros anos de lançamento. Vendido por cerca de 10 anos, se manteve no ranking dos automóveis mais comercializados do país.
Vale mencionar que mesmo o carro sendo uma homenagem à capital federal, o modelo não possui acento em seu nome. Além disso, esse carro serviu como inspiração para o Grupo Mamonas Assassinos na música “Pelados em Santos”.
3- Volkswagen Parati
Veículo projetado a partir do Gol e com duas gerações para modificações o veículo fez sucesso. Seu nome faz referência a um município do litoral do Rio de Janeiro, o qual é conhecido pelo patrimônio histórico e belas praias.
Vale destacar que a Volkswagen havia pensando em utilizar o nome de Angra de Reis para intitular o veículo, mas desistiu por conta de possíveis associações que poderiam ocorrer futuramente, devido a polêmicas de usinas nucleares.
4- Chevrolet Marajó
Um dos modelos mais famosos da linha Chevette, a Chevrolet deu o nome de Marajó ao veículo que foi fabricado entre 1980 e 1989. O nome foi uma referência a uma ilha fluviomarítima que fica localizada na foz do Rio Amazonas, no Pará. O ambiente é conhecido pela natureza tropical e pelo Carimbó, música típica da região.
5 – Chevrolet Ipanema
Esse modelo foi lançado para substituir a Marajó e foi muito bem recebido pelo público. O nome faz menção a praia mais famosa do Rio de Janeiro, conhecida por músicas e novelas, a praia de Ipanema se tornou uma das mais requisitadas do estado.
6- Willys Itamaraty
O veículo era vendido de forma semelhante ao sedã Aero Willys, no entanto, optaram por diferenciá-lo para que ele pudesse ser posicionado em uma faixa superior com relação ao mercado automotivo.
O fabricante garantiu um acabamento luxuoso e mais potente, com lanternas exclusivas e outros detalhes que garantem ao modelo um perfil de luxo.
Seu nome é uma homenagem à sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, localizada em Brasília. O prédio em questão é primordial para a arquitetura moderna brasileira, projetada por Oscar Niemeyer.
7 – Willy Interlagos
A Willys investiu novamente em um modelo que chamasse atenção, dessa vez, optou por um veículo esportivo e baseou seu nome em um bairro da capital de São Paulo, onde está localizado o Autódromo de Interlagos.
Vale lembrar que o Interlagos é uma versão abrasileirada do Alpine A110, carro original francês, e cuja marca hoje faz parte do Grupo Renault.
8 – Troller Pantanal
Modelo com mesma mecânica do jipe T4, a picape teve sua história contada de forma breve e conturbada por conta de um problema no chassi.
O contratempo enfrentado pela fabricante fez com que a Ford, recém dona da marca, recomprasse as unidades vendidas para evitar futuros problemas.
Os proprietários que optaram por manter seu veículo precisaram assinar termos de responsabilidade.
A homenagem ao complexo do Pantanal que se localiza entre os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, não foi bem sucedida, mas o local continua sendo lindo.
9 – Gurgel X-12 Tocantins
O modelo manteve tradições e garantiu mais uma vez uma homenagem com nomes indígenas e fazia menção ao Estado brasileiro mais jovem, o qual foi criado em 1988, um ano antes do lançamento do veículo. O modelo possuía um motor traseiro e suas vendas foram de 1976 a 1995.
10 – Gurgel Itaipu
A minivan elétrica teve o nome escolhido a dedo, pois faz referência à usina binacional que foi instalada em 1982 para gerar energia elétrica para o Brasil e Paraguai. O Gurgel Itaipu foi apresentado como uma van de propulsão elétrica, no ano de 1974.