Escolher um nome para o novo veículo é uma das principais dificuldades da montadora, conforme falamos aqui em outros momentos, alguns até pagam sistema para gerar nomes aleatórios ou que façam menção a algo.
No universo automotivo, encontramos todos os nomes possíveis para carros, desde nomes simples até os chiques, ou dos mais sem graças aos mais engraçados.
Alguns dos fabricantes colocam nomes da marca e modelo com nomes de animais ou lugares. Separamos uma lista para você conferir quais carros possuem nomes de animais.
Volkswagen Beetle ou Fusca
As formas arredondadas do Fusca, fez muitas pessoas o associarem com insetos. Na Alemanha ficou conhecido como Käfer, o que no Brasil seria escaravelho, enquanto isso na Itália os chamam de Maggiolino, que seria joaninha para nós brasileiros.
Os apelidos e comparações não param por aí, nos Estados Unidos e Reino Unido, se popularizou como beetle, ou seja, besouro. Este último apelido também é usado no Brasil .
No México, último lugar do mundo no qual o Fusca original – e também a última geração – foram produzidos, ele era chamado de Vocho.
Ford Mustang
Esse modelo carrega o nome associado a uma raça de cavalos selvagens dos Estados Unidos.
Contudo, outras histórias surgiram sobre seu histórico, sendo uma suposta homenagem ao P-51 Mustang, veículo caça usado na Segunda Guerra Mundial.
Avião que, por sua vez, teria esse sido batizado em homenagem a raça de cavalos selvagens, ou seja, forma-se um c´írculo quase vicioso.
Shelby Cobra
O Cobra foi criado no início dos anos 60, e o nome fala por si só. O modelo carrega o nome de um dos mais famosos tipos de réptil existente.
A alusão ao animal não está apenas no nome, mas também no símbolo do modelo que ostenta uma cobra, no caso uma Naja, que tem a espécie de “coroa” ao redor da cabeça.
Ram
Ram é o nome da marca de picapes do Grupo Stellantis. Tanto a marca, quanto o símbolo foram inspirados no Carneiro Montanhês.
Esse tipo de animal consegue lidar com situações inusitadas, além de realmente viver nas encostas de montanhas, algumas difíceis de acessar, o que justifica a alusão nas picapes.
Fiat Panda
“Irmão rico” do Fiat Uno, o Panda é um simpático compacto feito pela marca italiana para o mercado europeu. Se ele não tem nada do tipo de urso que fornece seu nome, ele é mais valente do que mostra.
Apesar de ser um compacto, o Panda, é vendido na Europa com opções de motores a diesel e tração 4×4, uma coisa que fez dele um sucesso, especialmente para os períodos de neve e para quem queria subir as montanhas.
Ford Corcel
O Corcel é uma espécie de sinônimo de cavalo de raça. Já foi usado como sinônimo de cavalo de batalha e depois para os mais velozes.
Sendo assim, explica o motivo de muitos chamarem esse veículo de cavalinho. Foram duas gerações produzidas no Brasil entre 1970 e 1985.