O que o meio automotivo pode ter em comum com o mundo dos jogos? Por incrível que pareça, a Volvo passará a utilizar em seus futuros carros, o motor de jogo (também conhecido como motor gráfico) Unreal Engine 5, desenvolvido pela Epic Games para a criação de jogos virtuais.
Em termos práticos, esse motor de jogo é uma base que facilita o desenvolvimento de novos jogos, seja 2D ou 3D, reduzindo o tempo de projeto e criação.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Todo jogo necessita de um “motor” para renderização de gráficos, e o “Unreal Engine” é um dos mais famosos nesse meio, utilizado por diversos games, inclusive o Fortnite, que é muito famoso em todo o mundo.
Para obter uma qualidade de imagem ainda melhor que a atual, os futuros modelos da Volvo passarão a utilizar esse motor gráfico dentro da cabine, inicialmente no painel de instrumentos.
Com isso, além de mais qualidade visual com renderizações mais nítidas e cores mais ricas, também teremos novas animações em 3D.
Essa tecnologia ainda estará aliada aos processadores Qualcomm Snapdragon Cockpit de terceira geração, garantindo que o próximo sistema de infoentretenimento seja 2x mais rápido que o anterior, “enquanto a geração de gráficos e o processamento dentro da cabine serão até 10x mais rápidos”, segundo a Volvo.
Novo elétrico vai estrear o sistema
De acordo com a montadora de origem sueca, o primeiro veículo a receber essa tecnologia será o “novo carro-chefe” totalmente elétrico que será revelado por ela ainda este ano.
Trata-se do primeiro modelo de uma nova geração de veículos elétricos da Volvo, marca que será 100% elétrica até 2030.
Heiko Wenczel, diretor de automóveis e HMI (Human Machine Interface – comunicação de um humano com uma máquina artificial) da Unreal Engine, declarou:
“Quando você traz gráficos interativos de alta resolução rodando em tempo real para o carro, você abre a porta para uma vasta gama de novas maneiras de informar e entreter todos de dentro”.