Pesquisar antes de efetuar a compra do seu carro, garante o melhor preço e as melhores condições. Entretanto, a maioria estará com o mesmo valor, visto que se baseiam na tabela Fipe. Contudo, inúmeras vezes encontra um modelo chamativo, com um preço atraente e aparentemente em boas condições.
Porém, o anúncio contém a descrição “carro de repasse”. Grande parte dos consumidores que encontram anúncios de carros de repasse não sabem sobre o que se trata e justamente por esse motivo viemos tirar todas as dúvidas.
Mas afinal, o que são os carros de repasse? Por que seu preço é sempre muito abaixo da tabela? É seguro comprar um carro nessa situação? Quando vale a pena optar por esse tipo de negócio?
O que significa carro de repasse?
Trata-se de um carro vendido nas condições em que se encontra por um valor abaixo da Tabela Fipe.
O que são carros de repasse?
Um carro de repasse recebe esse nome por ser repassado no estado em que se encontra. Diferente de um carro vendido normalmente por uma loja, ele não possui vistorias e não tem garantia sobre seus componentes.
Quando uma loja de carros usados e seminovos faz uma operação normal de compra e venda, ela cuida de todos os aspectos daquele veículo, sejam estéticos ou mecânicos. Como consequência, ela pode dar uma garantia sobre o produto, mas também irá vendê-lo pelo preço normal de tabela (ou acima dele), para que obtenha seu lucro.
Em vendas de repasse, eles garantem que a inspeção foi feita, mas informam que não garantem nada. Ou seja, qualquer problema futuro é resolvido pelo comprador.
O repasse mais comum, ocorre quando o veículo entra como parte de uma negociação, como a entrada na compra de um veículo zero km, por exemplo. Muitas lojas costumam pegar esses veículos para não perder a venda, mas não são interessantes para vender em seu estoque de seminovos ou usados.
É seguro comprar um carro de repasse?
Devido a forma de compra e venda e a isenção da responsabilidade do vendedor, garantimos que não. Pois, segundo o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC) em seu artigo 18, que quem vendeu responda por qualquer vício (defeito) que apareça num prazo de 90 dias a partir da compra (artigo 26).
A lei obriga o vendedor a substituir o produto por outro em perfeitas condições, restituir a quantia paga (atualizada) ou dar um abatimento proporcional.
Entretanto, neste momento entra o problema. Quando alguém compra um carro de repasse, normalmente as lojas colocam uma observação no contrato de compra e venda, dizendo que não se responsabilizam por qualquer defeito posterior.
Quando devo optar por comprar carros de repasse?
Neste caso, a principal pergunta é: “Você teria condições de repará-lo?”. O risco de ter despesas grandes após a compra, é enorme. Sendo assim, é extremamente importante analisar sua condição financeira, pois o custo pode sair mais alto do que a compra de carros usados.