O Brasil ainda fica atrás de países de primeiro mundo, mas avança na eletrificação automotiva. Assim, cresce o número de carros elétricos e, com eles, os eletropostos. Agora, a capital de SP atingiu 445 carregadores públicos ou semipúblicos. Entenda!
Por aqui também já falamos sobre eletropostos em sentido mais abrangente. Sobre como funcionam e o que esperar para os próximos anos. Sobre a expectativa de o Brasil ter 5,5 milhões de carros elétricos até 2035. E até 5 curiosidades sobre a eletrificação.
Carros elétricos: postos públicos ou semipúblicos?
Com a eletrificação crescente do mundo automotivo, vem também a questão dos eletropostos. Um ponto interessante é que, a princípio, eles são mais democráticos que os postos de combustíveis convencionais. Isso porque existem eletropostos públicos.
É o caso de estações de carregamento que já vemos em shoppings, mercados e estacionamentos. Sem falar em soluções “semipúblicas”, que são de dois tipos. O primeiro é a semipública de condomínios fechados, residenciais ou comerciais.
O segundo é o eletroposto de acesso público, que nada mais é do que um estabelecimento comercial comum, que cobra para carregar. Um exemplo é a Shell, que trouxe a proposta de recarga elétrica rápida. A primeira unidade foi inaugurada em São Paulo, este ano.
O conceito de carga rápida traz a Corrente Contínua, de 50kW. As demais soluções apresentam Corrente Alternada, de 22kW. O preço que a Shell pratica é na casa de R$ 1,90 por kWh. Segundo a marca, o custo ainda fica 50% mais em conta que a gasolina.
Carros elétricos: 1300 estações de recarga
É claro que se formos comparar com países de primeiro mundo, o Brasil ainda é um anão em termos de eletrificação. O que se reflete também na infraestrutura ligada a essa tecnologia. Como é o caso da realidade dos eletropostos e estações de recarga.
Ficamos muito atrás de nações como EUA, Japão ou mesmo China. Ou ainda, se considerarmos um caso como o de Oslo, a capital da Noruega. Ela está simplesmente transformando seus postos tradicionais em eletropostos.
Ainda assim, ao fim do ano de 2022 podemos contar 1300 estações de carregamento. Mesmo sendo modesto, só em julho já surfamos uma curva positiva de mais de 11% de crescimento. Os números são da Eleve, uma startup de mobilidade urbana.
Eles também identificam que a capital de São Paulo saiu na frente, contando 445 desses pontos de recarga. O que significa 34% do número do País inteiro. Lembrando que, também este ano, superamos os 100 mil carros elétricos em termos de frota nacional.