A categoria de carros esportivos é uma das mais procuradas por motoristas brasileiros. No entanto, uma grande parte dos modelos possui um preço elevado e está fora da realidade da maioria dos motoristas.
Mas existem opções de modelos esportivos que não possuem um preço tão alto e mesmo assim entregam uma ótima performance para os que gostam de velocidade.
Confira abaixo uma lista dos carros esportivos mais baratos do mercado!
Volkswagen Polo GTS
Se você pretende gastar mais, é possível adquirir uma versão mais esportiva do Polo, apelidada de GTS. O problema é que ela não possui muito tempo de mercado, portanto seu preço ainda é bem elevado.
A tabela FIPE mais barata é a do Polo GTS 1.4 250TSI Automático 2020, que está definida atualmente em altos R$114.886.
A configuração GTS traz os atributos já conhecidos de outras versões do Polo, como o painel 100% digital (Active Info Display), a central multimídia moderna e uma farta lista de equipamentos. Entretanto, além de detalhes esportivos no design, ela também entrega itens exclusivos como bancos esportivos, faróis full LED, lanternas traseiras em LED e modos de condução.
A motorização escolhida para equipar o hatch compacto-premium é a já conhecida 1.4 250TSI, que equipa ou já equipou modelos como Jetta, Tiguan Allspace, Golf, Virtus GTS, Audi Q3 e etc.
O turbo flex alcança os 150cv com qualquer combustível aos 4.500rpm, enquanto o torque é de 25,5 kgfm (E/G) e está disponível em somente 1.500rpm.
Com essa motorização aliada à transmissão automática convencional de 6 velocidades, o Polo GTS cumpre a prova do 0 a 100 km/h em 8,4s, cravando sua velocidade máxima nos 207 km/h.
Renault Sandero RS
O Renault R.S. 2.0 é um modelo à parte do hatch que o originou. O mesmo aconteceu com o Renault Stepway, mas nenhuma mudança na montadora francesa foi tão marcante quanto a do novo Renault R.S. 2.0.
Começaremos com um dos mais famosos desse meio, vendido até pouco tempo como 0km nas concessionárias brasileiras da montadora francesa.
O Sandero ganhou essa versão R.S. em 2015, já em sua segunda geração no Brasil e como linha 2016. Ela sempre trouxe um visual mais apimentado, mas a proposta esportiva não termina por aí.
Ao contrário das outras versões da linha que utilizam um motor 1.0 ou 1.6 aspirados, a R.S. era equipada com o 2.0 flex aspirado que rende potência máxima de 150cv com etanol e 145cv com gasolina, aos 5.750rpm. O torque alcançado aos 4.000rpm é de 20,9 kgfm com etanol e 20,2 kgfm com gasolina.
A transmissão sempre foi manual de 6 velocidades, o que é bem raro atualmente, principalmente considerando sua faixa de preço.
Desenvolvido em parceria com a divisão esportiva “Renault Sport”, o Sandero R.S. agrada bastante quem procura um carro com essa característica mais apimentada e com ótima dinâmica.
A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 8 segundos, com velocidade máxima de 202 km/h. Na linha 2017 o Renault Sandero R.S. 2.0 Manual pode ser encontrado por R$55.725, de acordo com a tabela FIPE atual.
Suzuki Swift Sport R
Muitos esquecem que ele existe, mas o Suzuki Swift também possui uma versão com proposta esportiva, chamada de Sport R.
O motor 1.6 aspirado pode não te impressionar nesse primeiro momento, mas a montadora japonesa focou bastante na condução esportiva, sobretudo nessa configuração mais apropriada para isso, que conta com relações de marcha mais curtas e pneus esportivos, além de alguns equipamentos a mais que a alternativa “normal”.
Esse propulsor somente à gasolina entrega uma potência máxima de 142cv aos altos 6.900rpm, enquanto o torque é de 17 kgfm e está disponível aos 4.400rpm. A caixa de transmissão é do tipo manual e conta com 6 velocidades.
Os números desse conjunto mecânico ainda não te convenceram?! Pois então saiba que o modelo conta com apenas 1.065kg, o que o ajuda a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,7s, atingindo velocidade máxima de 202 km/h.
Certamente é um desempenho um pouco inferior aos outros listados anteriormente, mas ainda assim são números muito bons considerando sua proposta.
A tabela FIPE atual informa um valor de R$66.496 para o Suzuki Swift Sport R 1.6 Manual 2015.
Honda Civic Si
O Honda Civic Si é um coupê de duas portas feroz e desobediente, você pisa ele responde com seus 208 cavalos. Derivado do Civic sedan não tem só apelo esportivo, o modelo realmente entrega uma performance diferenciada.
O motor do Honda Civic Si é um 1.5 turbo de 4 cilindros com duplo comando de válvulas e injeção direta movido somente à gasolina e rende 208 cavalos de potência. A tração é dianteira e o câmbio é manual de 6 marchas.
Bem equipado, o Honda Civic Si, vem com teto solar elétrico, chave presencial com botão nas portas para destravamento, equipamento de som com 10 caixas desenvolvido pela própria Honda, freio de estacionamento eletrônico e brake-hold que faz com que você não precise segurar o carro no pedal do freio.
O ar-condicionado é de duas zonas, mas a única possibilidade para mudar a temperatura é a alteração da intensidade que é dividida em sete escalas.
Peugeot Novo 208 E-GT
O novo Peugeot 208, o mais esperado lançamento do segmento de hatches compactos finalmente chegou,. Com preço um pouco mais elevado que outros hatches compactos, o novo Peugeot 208 2021 vem com todas as características de um hatch premium e a versão de entrada não fica devendo quase nada às versões intermediárias e topo de linha de seus concorrentes.
A versão E-GT esportiva com motor elétrico de 136 cavalos tem acabamento e multimídia exclusivos, além dos equipamentos de conforto e segurança do Griffe.
No Peugeot 208 e-GT, o motor entrega 136 cavalos de potência máxima e câmbio automático com uma marcha, como todo carro elétrico.