Nem todo mundo sabe, mas existem modelos de carros que são mais roubados do que outros.
Além disso, eles também podem variar com o passar dos anos, sendo que o critério de roubo, basicamente, está ligado a modelos que tem grande volume ou exigência de peças no mercado paralelo.
Esse levantamento é fundamental para quem pretende comprar um carro e sabe que pode acabar se expondo.
Isso vale sobretudo para quem trabalha com o veículo, como vendedores, consultores, profissionais liberais e afins. Mas também quem utiliza apenas para locomoção ou mesmo para passeio pode aprender a ficar mais atento.
Por isso decidimos escrever este artigo, com base em uma pesquisa da própria Susep (Superintendência de Seguros Privados) em parceria com o Ministério da Economia. Então, confira abaixo quais os carros mais roubados no Brasil em 2021.
Quais são os carros mais visados para roubo?
Pronto, feitas essas ponderações sobre o que torna um carro mais visado, e como proteger o seu próprio veículo caso ele esteja na lista abaixo (mesmo sem ter seguro veicular para isso), então já podemos ir ao ranking.
Segundo o levantamento da Susep, a média de carros mais roubados no Brasil todo, conforme um balanço entre os mais roubados em cada estado, é a seguinte:
- Peugeot 307;
- Fiat Siena;
- Fiat Mobi;
- Fiat Bravo;
- Chevrolet Captiva;
- Volkswagen Amarok;
- Fiat Palio Weekend.
- Fiat Linea;
- Mercedes-Benz Sprinter;
- Renault Master.
Por que alguns carros são mais visados?
Nem sempre os automóveis mais visados por criminosos e quadrilhas são os mais bonitos ou mais caros. Na verdade, o que determina isso é o mercado ilegal de peças e partes.
Considerando que a maioria desses carros vão parar em desmanches, embora também haja o caso de veículos clonados e vendidos integralmente.
Portanto, em qualquer um dos casos, se o seu modelo de carro estiver listado abaixo, seria bacana tomar alguns cuidados a mais.
Qual a melhor forma de proteger seu carro?
O principal a fazer, caso o seu modelo esteja na lista dos carros mais roubados no Brasil em 2021, é ter um seguro veicular. Além disso, pare somente em estacionamentos ou, pelo menos, nunca estacione em ruas isoladas.
Evitar descuidos também pode ajudar, tais como:
- Verifique se fechou bem o carro
- Se está levando a chave consigo
- Se não deixou nenhum bem de valor visível
Outros recursos incluem alarmes de presença e até rastreadores, que podem ajudar e muito quem não tem o seguro veicular.
Por fim, lembre-se que a tabela de roubos é baseada em uma média, pois a Susep também levanta qual o modelo mais roubado em cada estado do Brasil.
Esse ranking, portanto, é um apanhado geral com base nesse compilado de todos os Estados.
Por fim, vale lembrar que há outros fatores que também podem ajudar na hora de evitar que seu carro seja roubado. Um deles tem a ver com horários, já que entre as 19h e as 22h o número de chamados policiais é bem maior.
Outra variável importante é a das regiões de cada cidade. Por isso mesmo, se quiser saber mais sobre essa listagem publicada e atualizada frequentemente pela Susep, entre direto no portal oficial.
Ali ainda é possível filtrar as ocorrências com base em:
- Regiões;
- Ano e modelo;
- Gênero do condutor;
- Faixa etária.
Quando falamos no risco de passar por um roubo ou mesmo por um furto, todo cuidado é pouco. Então, realmente vale a pena absorver essas informações, pois elas podem ajudar e muito no nosso dia a dia.
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |