Comparado a abril de 2021, a venda de carros e comerciais leves cresceu 7,03% em maio. Em relação a maio de 2020, houve alta de 209,76%. Já no acumulado de 2021, houve um crescimento de 30,07%, totalizando 837.125 automóveis e comerciais leves emplacados, contra os 640.477 registrados no mesmo período do ano passado.
Carros mais vendidos em maio de 2021
Marca | Modelo | Unidades |
FIAT | ARGO | 10.929 unidades |
FIAT | STRADA | 9.918 unidades |
FIAT | MOBI | 7.443 unidades |
JEEP | RENEGADE | 7.361 unidades |
HYUNDAI | HB20 | 7.290 unidades |
HYUNDAI | CRETA | 6.983 unidades |
VW | GOL | 6.795 unidades |
JEEP | COMPASS | 6.135 unidades |
VW | T-CROSS | 5.486 unidades |
RENAULT | KWID | 4.852 unidades |
Vendas em alta, mas limitadas
Apesar dos esforços das montadoras, as entregas de veículos ainda não atingiram o equilíbrio, em função da falta de alguns componentes, principalmente eletrônicos, mantendo o represamento de vendas, que já vinha sendo verificado. Nos resultados de maio, notamos que uma parcela dos emplacamentos se refere às vendas realizadas em meses anteriores. Como consequência da menor oferta, os estoques de veículos, para todos os segmentos, se mantêm em um nível muito baixo.
Na liderança, a Fiat disparou e abriu uma vantagem maior, com a Volkswagen levando a segunda colocação. A General Motors, por conta da parada da produção devido à falta de componentes, caiu a tal ponto que agora é ameaçada pela Hyundai.
A Toyota veio logo atrás, seguida pela Jeep e pela Renault. Honda e Nissan seguiram de perto e finalmente apareceu Caoa Chery, que deixou a Ford para trás, embora Ka, Ka Sedan e EcoSport ainda fossem registrados nesse período.
Em seguida vem a Peugeot, e a Citroen ultrapassou a Mitsubishi. A BMW é líder em carros de luxo e a RAM vendeu mais de 400 picapes.
Em termos de automóveis, Argo indicou que pode ser um “Onix” da Fiat, e a marca também celebra o Mobi e o Renegade bem colocados. O Onix saiu do top 10 e o Tracker quase fez o mesmo.
Nos comerciais leve, a Strada é campeã absoluta com folga. A Toro ficou na vice colocação, mas viu a Hilux pelo espelho retrovisor. As vendas diretas, correspondem a 45,14% do mercado, sendo que a Fiat corresponde a 32,38%. Renegade, Argo e Compass são os produtos mais vendidos nessa modalidade
O Chevrolet Onix perdeu o posto de carro zero km mais vendido do Brasil e um dos principais motivos é a escassez de matérias-primas, principalmente de componentes eletrônicos, que está afetando as linhas de montagens de fabricantes em todo o planeta.
A produção na fábrica de Gravataí (RS), onde o Onix é feito, foi interrompida nos meses de abril e maio, “podendo ter efeitos em junho, retornando ao volume de produção regular em julho”, afirmou a Chevrolet em comunicado. O hatch da GM ficou com a 13ª colocação entre os mais vendidos de maio.
Sedãs
O segmento de sedans médios continua perdendo mercado em relação aos SUVs. O líder do segmento continua sendo o Toyota Corolla com folga, com 3.790 unidades vendidas. Aliás o Corolla vende mais que a soma de todos os seus concorrentes. O Honda Civic emplacou 1.590 unidades. Já o Volkswagen Jetta teve apenas 360 unidades vendidas, seguido pelo Chevrolet Cruze com 341 unidades.
SUVs
O segmento mais disputado do mercado foi liderado pelo Jeep Renegade com 7.361 unidades emplacadas em maio, aliás o Renegade ficou na terceira colocação geral entre os automóveis. Em segundo lugar aparece o Hyundai Creta com 6.983 unidades, seguido pelo Jeep Compass com 6.135 unidades.