O uso da correia dentada ou corrente metálica é ideal para o funcionamento correto do motor, mas embora muitos carros ainda sejam equipados com a correia, motores mais modernos estão adotando novamente o uso da corrente, com a intenção de reduzir o custo de manutenção e aumentar a durabilidade do motor.
Para que serve a correia ou corrente?
Ambas as peças possuem a mesma finalidade em um motor. De forma resumida, elas são responsáveis por sincronizar a abertura e fechamento de válvulas com as subidas e descidas dos pistões, garantindo que trabalhem de forma correta em perfeita sincronia.
Se algo acontecer e essa peça quebrar, as válvulas deixam de funcionar, deixando de eliminar os gases gerados na combustão e de admitir o ar e o combustível. Com elas paradas, os pistões e as válvulas podem se chocar e resultar em grande dano no motor.
Qual é melhor, corrente ou correia?
Nós vimos que elas cumprem a mesma função, mas então por que existem as duas peças?
É normal que peças diferentes estejam designadas ao mesmo propósito, pois com o avanço da tecnologia, algumas são substituídas por opções melhores. Assim como aconteceu neste caso, quando a corrente metálica passou a substituir a correia dentada, que é mais barata e geralmente possui uma troca mais simples.
A questão é que a correia dentada exige uma manutenção muito mais frequente que a corrente metálica, enquanto esta última dificilmente precisa ser trocada, com troca recomendada em quilometragens muito mais altas.
Visando a durabilidade, a corrente é melhor, porém com custo mais alto.
Manutenção é mais barata com corrente?
Dissemos que a corrente metálica possui maior durabilidade, mas isso não significa que ela seja mais barata. Quando é preciso trocar a corrente, ela pode custar em torno de R$1.000, enquanto a correia dentada custa apenas cerca de R$100.
Como a troca da corrente é muito menor e mais rara, ela ganha muita vantagem, e é por isso que motores mais novos, que geralmente extraem muita potência de uma litragem menor, utilizam a corrente, por conta da durabilidade!
Quais carros vendidos no Brasil não utilizam mais a correia dentada?
Como são muitos modelos, mostraremos apenas os principais do nosso mercado.
Motor 1.3 T270 – Stellantis
O motor 1.3 turbo flex do grupo Stellantis, chamado de T270, utiliza corrente metálica no comando das válvulas. Até o momento, Jeep Compass, Fiat Toro e Jeep Commander são equipados com essa motorização.
Motor 1.3 Firefly – Fiat
Ainda dentro do grupo Stellantis (Composto no Brasil por Fiat, Dodge, Chrysler, Peugeot, Jeep, Ram e Citroën), podemos ver que o 1.3 flex aspirado da italiana Fiat também não utiliza mais correia dentada, substituindo-a pela corrente.
Modelos que utilizam o motor 1.3 FireFly: Argo, Cronos, Strada e Pulse.
Motor 2.0 350TSI/TFSI – Volkswagen/Audi
Alguns modelos da Audi e da Volkswagen são montados com o motor 2.0 turbo que não usa mais a correia dentada. Na Audi é chamado de TFSI, e na Volkswagen tem o nome de 350TSI.
Na Volkswagen, somente o Jetta GLI traz esse motor, já que o Tiguan Allspace deixou de ser vendido temporariamente. Já na Audi, os modelos A3, A4, A5, A6 e Q5 oferecem essa motorização, mas com programações diferentes.
Motor 1.8 E.torQ Evo – Stellantis
Até mesmo o antigo motor E.torQ Evo utiliza corrente metálica em sua composição, e atualmente equipa os Fiat Argo, Cronos, Doblò e Toro, além do Jeep Renegade.
Motor 1.4 Ecotec – Chevrolet
O motor 1.4 turbo da Chevrolet atualmente é usado só no Cruze Sport6 e no Cruze Sedan, mas também já equipou o Tracker. O Ecotec também adota o sistema de corrente metálica.
Motor 1.6 THP – Stellantis
O motor 1.6 turbo da PSA (Peugeot e Citroën, que agora pertencem à Stellantis) também utiliza o acionamento por corrente.
No presente momento, o Citroën C4 Cactus pode ser equipado com esse propulsor, assim como os Peugeot 2008 e 3008.
Motor 3.0 V6 TDI – Volkswagen
A picape Amarok é a única que dispõe desse motor 3.0 V6 turbodiesel no Brasil, que é equipado com corrente metálica.
Motor 1.5 – Honda
O motor 1.5 aspirado que equipa os Honda Fit, City e WR-V também não utilizam mais a correia dentada, adotando a corrente.
Motor 1.0 TGDI – Hyundai
A motorização 1.0 turbo da Hyundai também dispõe de corrente metálica.
Atuais carros com esse motor: HB20, Creta e HB20S.
Motor 1.6 – Nissan
Outro motor que não usa mais a correia dentada é o 1.6 aspirado da Nissan, que nos dias atuais equipa o Versa e o Kicks.
Esses são os principais modelos do mercado que utilizam a corrente no lugar da correia dentada. Na Karvi você encontra todos esses modelos 0km com as melhores ofertas do mercado para fazer uma compra segura e sem surpresas.