Certamente, cada país tem seu perfil ou preferência em termos de carros. Para os americanos, os automóveis sem graça podem incluir opções sofisticadas e até esportivas. Às vezes são traços como dirigibilidade, desempenho ou mesmo aparência que vão acusar o “mal gosto”.
Com base nisso, o site Jalopnik fez uma enquete que revelou os carros americanos mais sem graça. E onde é que nós entramos nessa história? Simples. Muitos deles são vendidos aqui no Brasil. Então, segue a lista dos 5 mais relevantes, e você decide se eles são ou não interessantes!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
1. RAM 1500
Ah, mas na terra das picapes? Pois é. O detalhe é que a pesquisa registrou que os opinadores sabiam que, no fundo, havia uma contradição na opinião. Afinal, tratava-se da RAM 1500 Tradesman, condenada por eles por ser aquilo que ela se propõe a ser.
Ou seja, uma picape com banco simples e resistente, rodas de aro 18” com pneus bem altos e afins. Em suma, um carro operário, realmente feito para o trabalho duro, e ótimo para isso. De qualquer forma, seu destino foi a lista de “carangas sem graça”.
2. Chevrolet Blazer
Aqui o brasileiro médio arregala os olhos de novo. Afinal, a Blazer é um carro bem cotado entre nós, sendo que a do passa dos R$ 300 mil. Mas vale lembrar que nos EUA o critério não é o valor. Em lugar nenhum é, mas convenhamos que lá os carros são mais acessíveis, né?!
Seja como for, o motivo principal é simples. É que no país do Tio Sam o carro é só mais um dos quase 40 modelos da categoria. A GM perdeu a chance de tentar aproximar sua proposta de algo como o Bronco Sport. Embora o de lá seja o mexicano, inspirado no Camaro.
3. Toyota Corolla Cross
Aqui o motivo declarado foi mais ou menos uma birra que o público norteamericano criou com a marca japonesa. No fundo, a Toyota anuncia o Corolla como um dos carros mais vendidos do mundo. Mas fica difícil saber a qual modelo exato se refere.
Depois da hibridização o portfólio aumentou ainda mais. Além disso, boa parte do problema de comunicação surgiu na briga entre o Corolla e o Ford Focus. Assim, disputando a liderança da categoria, a marca japonesa acabou perdendo um pouco da credibilidade.
4. Nissan Kicks
Esse aqui é, segundo a sensibilidade nacional, uma versão melhorada do Nissan Juke. Ao menos, conseguiu preencher alguma lacunas de visual que o Juke nunca conseguiu. Ainda assim, os americanos acham o Nissan Kicks com visual sem graça. No sentido de “mais do mesmo”.
Além disso, foi declarado que a mecânica também não encanta. Vale lembrar que é a mesma do Novo Versa. Só que por lá ela é vista como uma tacada que prioriza demais a economia. Tanto que a polêmica da versão com motor turbo vem se espalhando há anos.
5. Tesla
Aqui você deve estar se pergunta: mas qual Tesla? Pois é, o título não é genérico à toa. A verdade é que a maior parte dos americanos que respondeu à enquete considera toda a marca sem graça. Indo além, chegam a dizer que os veículos não passam de um tipo de “Apple com rodas”.
Ou seja, seriam muito enxutos, exagerando no estilo clean e minimalista. Além disso, se os carros não têm brilho, parece que Elon Musk tem demais. Pois a “política excêntrica” da Tesla também entrou como um dos fatores que fez a marca ficar “sem graça”!