Há mais de duas décadas que a Hyundai comprou a Kia Motors, que à altura já era a segunda maior montadora de carros sul-coreana.
Depois disso, já por volta de 2015, a cada dez carros vendidos na Coreia, nove eram do novo grupo que se formou. Sendo, na média, cinco da própria Hyundai e quatro da Kia.
Agora eles vão aumentar ainda mais essa fatia de mercado, abraçando a venda de carros usados.
Quem regula esse setor por lá é o Ministério das Pequenas e Médias Empresas e Startups, que entendeu que o segmento merece mais atenção.
Com isso, não apenas concessionárias e pequenas empresas deverão comercializar veículos usados, mas também as grandes montadoras.
O Grupo Hyundai mostrou interesse praticamente imediato, prometendo entrar nesse mercado agora, em maio de 2022.
A última notícia, porém, é de que a data foi prorrogada para maio de 2023. Além disso, a concessão ocorrerá por fases, então virão quatro meses de teste, em que a gigante dos automóveis poderá vender no máximo 5 mil veículos usados.
Quais as regras?
Há outras restrições ainda, por parte do governo. Como a imposição de que o grupo não ultrapasse 5% das vendas de usados no país durante o primeiro ano, e 7% no segundo ano, já à altura de maio de 2025.
A própria Hyundai também manifestou uma restrição interna, dizendo que só vai comprar veículos de sua própria marca, e que tenham cinco anos ou menos de uso. Além disso, haverá planos de negociação bem interessantes com os clientes.
Primeiro que os veículos usados passarão por um rigoroso processo de vistoria. Depois, eles servirão para abater parte do valor de veículos novos, ou mesmo gerar descontos maiores na compra destes.
Até test drive de um mês poderá ser realizado. Assim, o cliente decide se ficará ou não com o automóvel usado apenas ao fim do período.
Ou seja, o famoso “aceito seu carro usado como forma de pagamento”, que até hoje nós só víamos em concessionárias, já está sendo praticado por uma fabricante. Aliás, por uma das maiores do mundo. Imagina se isso vira moda e chega ao Brasil?
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |