Já falamos por aqui sobre as 4 tendências tecnológicas que vão transformar os automóveis. Isso vai desde eletrificação até carros voadores ou 100% autônomos. Mas a evolução é tanta que cada dimensão dos veículos tem sido revisada, incluindo as chaves.
Algumas marcas estão apostando em biometria. Por exemplo, abrir o carro com as digitais, como no caso da Mercedes-Benz. Outras, como a BMW, preferem continuar com chaves físicas, só que agregando várias funcionalidades. Entenda, abaixo, quais são elas!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
As incríveis funções da Display Key
Temos dois exemplos bem marcantes de chaves consideravelmente tecnológicas, as duas ligadas à BMW. A começar pela Display Key, presente na 6ª geração da BMW Série 7. Basicamente, ela tem uma espécie de controle remoto embutido.
Além de seu visual altamente futurista, ela traz algumas funções bem interessantes. Por exemplo, é possível estacionar o carro apenas apertando um botão. Mas você não entendeu: o motorista pode estar do lado de fora dele, só assistindo(!).
Outra funcionalidade é a de que a própria ignição do carro funciona por botão e por presença. Assim, só de você entrar no carro com a Display Key no bolso, essa presença já é reconhecida. Então, basta apertar o botão no contato e o carro liga.
Além disso, se você parear a chave com um smartphone, pode integrar algumas funções. Assim, os dois dispositivos conversam e informam vários dados. Como a autonomia do carro em relação a combustível, instruções de navegação e afins
Uma dúvida comum é sobre o mau funcionamento do dispositivo, parcial ou total. Embora uma chave nova chegue a custar até R$ 4 mil, há também uma comum de reserva. Ela está no interior da Display Key, permitindo, ao menos, as funções básicas.
Carro + Celular: a Apple CarKey
Por fim, outra tecnologia que merece menção quando o assunto são chaves tecnológicas, é esta. Aqui a BMW entra em parceria com a Apple, a gigante da computação e da telefonia. Na verdade, a integração é com iPhone e também com Apple Watch.
Assim, as chaves físicas estão totalmente dispensadas. O que se faz é instalar um aplicativo no smartphone e, por meio de Bluetooth, reconhecer seu carro. Tal como quando vamos conectar o smartphone a um televisor ou caixa de som.
Uma vez integrados os sistemas, a tecnologia permite várias funções. A principal é a de emprestar o carro com configuração de restrições. Por exemplo, se a pessoa vai poder abrir o porta-malas e ouvir rádio. Ou ainda, a que velocidade poderá chegar e daí em diante.
O mecanismo de segurança, neste caso, lida com o iCloud. Ou seja, em caso de perda ou extravio do smartphone, você pausa ou reconfigura o sistema pela nuvem. Várias BMWs contam com Apple CarKey, como X5, X6, X7, X5M, X6M, Z4 e outras.