Pouca gente sabe, mesmo que remotamente, da relação entre o sistema do cinto de segurança e a questão do risco de incêndio. Mas um lote considerável do Chevrolet Bolt chamou atenção para isso, tornando-se um novo recall do modelo nos EUA. Confira!
De modo semelhante, por aqui também já falamos sobre quando o Novo Chevrolet Bolt chegou ao Brasil, por R$ 329 mil. Quando a Chevrolet confirmou a Blazer, o Equinox e o Novo Bolt em versão elétrica para o Brasil. E até sobre a regra de recalls automotivos.
Chevrolet Bolt recall: entenda a polêmica nos EUA
Os que têm memória boa vão se lembrar que no começo do ano a Chevrolet já havia anunciado um recall polêmico. Curiosamente, também tinha a ver com o Bolt (o EV e o EUV), e com risco de incêndio. Só que o problema eram as baterias.
Então, a partir de abril os elétricos da gama começaram a sair com novidades na engenharia, para evitar o risco e os recalls. Agora, porém, a marca acabou fechando o ano com outro recall, como cortesia da General Motors.
Lá nos EUA quem notificou o chamado foi a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration). A princípio, são 111.242 carros do modelo Bolt EV (o EUV não faz parte) que estão implicados na ação. Isso inclui os hatchbacks elétricos fabricados desde 2017.
Dessa vez a origem do risco aponta para os cintos de segurança. Mais especificamente os pré-tensionadores do sistema, que uma vez acionados em situações de acidente poderiam gerar um problema grave. Isso porque o escape do cinto pode inflamar e faiscar.
Se isso acontece, pode haver contato entre algumas chispas e o tapete do assoalho. Tudo na região do Pilar B do carro. Mas, caso haja incêndio, o problema pode acabar se espalhando, evidentemente. Como modo de evitar, a correção lidará com dois elementos.
Primeiro, uma tampa será instalada no pré-tensionador, para aliviar sua pressão em casos de uso emergencial. Em segundo lugar, os tapetes contarão com materiais metálicos e de alumínio, que isolam o risco de início de incêndio.