No dia 1º de junho, foi lançado o marketplace da Chevrolet, uma plataforma que fará parte da estratégia de digitalização do processo de compra de veículos da marca no Brasil.
O consumidor interessado no modelo, terá acesso aos que estão disponíveis nas concessionárias autorizadas e assim conseguirá seguir o processo de compra e realizar a maior parte dele de forma digital.
De acordo com o que foi divulgado, com a nova plataforma ficará mais fácil acessar os carros e chassis que estão no estoque e todas as fotos serão reais.
Além disso, através desse site conseguirão realizar comparativos entre modelos e falar com os vendedores diretamente pelo whatsapp para negociar.
Sendo assim, possuem como intuito otimizar o tempo do consumidor, visto que ele iniciará o processo de forma assertiva e com grande chance de encontrar um modelo do jeito em que ele deseja.
A vantagem, segundo a GM, é reduzir o tempo em inúmeras pesquisas online e de deslocamento para concessionárias, tendo em vista que ele só precisará ir ao local quando for realizar o test drive ou finalizar a compra.
Resposta dos consumidores para a compra digital
De acordo com uma pesquisa realizada pela Cox Automotive, cerca de 86% das pessoas que foram entrevistadas optaram por ganhar tempo ao invés de irem à concessionária.
Além disso, a mesma pesquisa também mencionou que 74% de franqueados de concessionárias afirmam que os clientes estão usando mais ferramentas digitais de compras desde que iniciou a pandemia. No entanto, a Meta Data Insights 2021 apontou que 80% dos compradores preferem usar o WhatsApp ao invés do telefone.
Conforme citado por Bruno Campos, diretor de marketing digital da GM, para atender as expectativas do consumidor, eles criaram canais e ferramentas para cada momento da compra.
“O marketplace integra um ecossistema digital, multiplataforma, que começa com o engajamento dos nossos consumidores por meio de conteúdos relevantes e originais, e vai até a oferta de ferramentas que facilitam uma compra consciente e segura”, explicou.
Processo de digitalização Chevrolet
Há muito tempo, a GM está digitalizando o processo de comunicação e de venda, partindo do princípio que o consumidor exige ferramentas multi-tela e multi-canal.
Com o intuito de oferecer soluções digitais mais integradas, no ano de 2020 a Chevrolet optou por inovar e lançou a primeira loja de veículos novos do Mercado Livre. Quando ocorreu este fato, os consumidores tiveram acesso a um showroom especial do Novo Tracker.
De acordo com o que foi informado, no mês de setembro, o atual projeto evoluirá e terá outras digitalizações, como a contratação de financiamento e a avaliação do veículo usado para troca.